Resgate

Nos 39 anos do SBT, relembre a trajetória da emissora no esporte

O recente Fla X Flu foi mais um capítulo de uma trajetória de idas e vindas

Publicado em 19/08/2020

No último dia 15 de julho, o SBT transmitiu a partida final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Fluminense. Em termos de rede nacional, desde 2003 não havia uma grande movimentação da emissora quanto à transmissão de partidas de futebol, embora de 2018 para cá em âmbito regional o SBT transmita a Copa do Nordeste.

A emissora completa 39 anos nesta quarta-feira (19), e por isso vale a pena recordar momentos da trajetória do SBT nos esportes na TV. A cobertura de esportes do SBT iniciou-se a partir do nascimento da emissora, em 1981, comandada por Walter Abrahão no departamento de jornalismo, com a presença de Edson Cury, o Bolinha, então afastado dos programas de auditório, atuando como repórter esportivo.

Em 1984, a cobertura das Olimpíadas de Los Angeles trouxe boletins diários com reportagens sobre a participação das mulheres nos Jogos Olímpicos. No mesmo ano, a emissora cria um novo departamento de esportes, sob comando de Osmar de Oliveira, com a participação de Jorge Kajuru e coordenação de Eduardo Zebini.

Vai ao ar o primeiro programa esportivo da emissora: o TVS Esportes. Vale lembrar que “TVS” era o nome pelo qual alguns dos canais de Silvio Santos eram conhecidos até o fim dos anos 1980. São transmitidos jogos de futebol em torneios menores e compactos aos domingos no programa Futebol Dinâmico, comandado por Juca Kfouri.

Num pool com a Rede Record, a emissora cobre sua primeira Copa do Mundo, no México, em 1986, e logo após, em 1988, Roberto Cabrini e Ivo Morganti se unem ao departamento para a cobertura das Olimpíadas de Seul, com Ivo à frente do programa Momentos Olímpicos, ao lado de Suzana Rangel.

Esse pool foi possível especialmente porque, naquela época (e desde meados dos anos 1970), Silvio Santos era proprietário de metade da Record, e só deixou de sê-lo alguns anos depois, quando vendeu sua parte na emissora para Edir Macedo.

Em 1990, Luiz Alfredo, Emerson Leão, Sócrates e Telê Santana participam da cobertura da Copa do Mundo da Itália, e logo, Cabrini comanda a primeira versão de SBT Esporte e Primeira Fila, mostrando os bastidores das corridas de Fórmula-1. O mascote “Amarelinho”, criação da emissora, desponta como mascote da TV.

Em 1993 a emissora transmite as Eliminatórias da Copa de 1994 com nova equipe: Osmar de Oliveira (que voltava à emissora), Orlando Duarte, Juarez Soares e Telê Santana – também regressando – além de Luiz Ceará e Antonio Pétrin nas reportagens.

No mesmo ano é criado uma nova versão do SBT Esporte, que permanece até 1996, no fim de noite de domingo. A Copa do Mundo dos Estados Unidos ganha narração de Luiz Alfredo e do Dr. Osmar, e a equipe de comentaristas recebe o apoio do “Capitão” Carlos Alberto Torres.

Em 1995 o SBT compra os direitos da Fórmula Indy, e lança Téo José como narrador esportivo, estando à frente também da nova versão de Primeira Fila. As transmissões marcam as tardes de domingo na emissora.

Na mesma época, uma de suas maiores audiências na história se dá com a final da Copa do Brasil, torneio que foi elevado pela emissora ao patamar das grandes competições esportivas, tendo a final Corinthians x Grêmio a média de audiência de 42 pontos com 54 de pico (Ibope-Telereport 21/06/95 das 20:32 as 23:13 Mercado: Grande São Paulo).

Amistosos eram promovidos em fomento a novos torneios como Copa dos Campeões Mundiais e, posteriormente, Taça Maria Quitéria, da Bahia. No ano seguinte, Silvio Luiz chega para comandar as Olimpíadas de Atlanta, e o SBT lança Nivaldo Prieto como narrador. A equipe permanece na Copa do Mundo, com Silvio e Osmar se revezando na narração.

Em 1998, a Copa da França manteve a equipe de sucesso, com a participação de Hermano Henning na apresentação de boletins sobre o evento. Paulo Soares integrou o time, sob direção de Luciano Callegari Jr. Ainda em 1998 foi exibida a Copa Mercosul.

Em 2003 uma nova equipe chega para transmitir o Campeonato Paulista: Paulo Andrade, Dirceu Maravilha, Elia Jr, Silvia Vinhas e Elias Awad. A mesma equipe comandou a Copa Ouro.

Em 2005 Jorge Kajuru comanda a roda de debates Jogo Duro, já em 2010, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, apresentou Um Minuto com Pelé, comentando os jogos da Seleção Brasileira na Copa da África do Sul.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade