Gibi do Louro

No final dos anos 1990, Louro José foi estrela de revista em quadrinhos

A ave consagrada por Tom Veiga já estrelou sua própria revista

Publicado em 15/11/2020

Tom Veiga, o intérprete do Louro José, faleceu recentemente e deixou uma lacuna no Mais Você, matinal apresentado por Ana Maria Braga. Além de ser partner de uma das principais apresentadoras da TV brasileira, o fantoche também se tornou uma marca licenciada, cuja estampa apareceu em bonecos e até num CD com músicas cantadas pelo papagaio.

No entanto, o personagem também foi estrela numa mídia pouco lembrada pelos fãs: as revistas em quadrinhos. Sim, Louro José era um dos protagonistas do gibi Aninha, no qual a personagem principal era uma menina com as características da apresentadora Ana Maria Braga. A revista, publicada pela editora Nova Cultural, foi produzida entre 1998 e 2001.

Nas histórias, Aninha vivia típicas aventuras infantis, às voltas com a vida escolar e brincadeiras com os amigos. Ao seu lado, apareciam os amigos Bibo, Carlinhos e Lena, além de seus bichinhos de estimação, como o cãozinho Torrada e o gatinho Farinha. E, claro, o Louro José, que, nas HQ’s, vivia numa árvore próxima à casa de Aninha.

As publicações, além das historinhas de Aninha, traziam ainda passatempos e as famosas “pegadinhas” do Louro José. Era uma revista mensal, com personagens criados e desenhados pela Ponkan Studio. Segundo o site Omelete, a revista tinha como diferencial o fato de ser criada e escrita por equipe formada por mulheres, fato inédito na indústria de quadrinhos do país.

Além das revistas de Aninha, a versão HQ do Louro José também apareceu em outras publicações, como um livrinho de pegadinhas e até uma edição especial de um gibi com seu nome, com historinhas protagonizadas por ele.

Maria Coruja

Outra curiosidade das revistas da Aninha era o fato de Louro José ter uma namorada. Era a Maria Coruja, uma coruja branca sábia e esperta, que era completamente apaixonada pelo Louro. Mas ele, quase sempre, fugia das investidas da ave.

Maria Coruja também era uma personagem recorrente nos programas de Ana Maria Braga. Ela acompanhava a loira no Programa Ana Maria Braga, atração de auditório noturna da apresentadora que era exibida nas noites de terça-feira na Record TV. Mas, ao contrário de Louro José, Maria Coruja não era um fantoche. Era uma atriz fantasiada de coruja, que surgia no palco ao lado de Ana. Ela não falava, e atuava mais como uma assistente de palco.

Com a migração de Ana Maria Braga para a Globo, a personagem Maria Coruja desapareceu de seus programas, ficando apenas nas HQ’s.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade