VETERANO

Morte de Silviano em Império: a cena forte que fez Othon Bastos chorar sem parar

Personagem antagônico tem fim trágico na novela de Aguinaldo Silva

Publicado em 05/10/2021

Silviano, personagem vivido por Othon Bastos na novela Império, terá um fim trágico. A sequência forte será exibida somente no capítulo final da trama escrita por Aguinaldo Silva, que está sendo reprisada em edição especial na faixa das 21h da Globo.

O ex-mordomo de Maria Marta (Lilia Cabral), que foi, na verdade, marido da ex-patroa, se revelou um grande vilão ao longo da novela, demonstrando seu ódio profundo por José Alfredo (Alexandre Nero). Esse será o gancho para um final cheio de violência.

Nas cenas do último episódio, Silviano vai tentar matar Josué (Roberto Birindelli), o motorista de José Alfredo, no galpão onde está Cristina (Leandra Leal). A filha do comendador foi sequestrada pelo ex-mordomo, pelo filho dele, Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), e pelo verdadeiro Fabrício Melgaço: José Pedro (Caio Blat). Só que a tentativa dará errado e Silviano acabará morto por José.

Emoção no set

Para viver uma sequência tão intensa, Othon Bastos conta que recebeu orientações da direção para usar uma emoção própria. “Eu não tinha ensaiado, não tinha feito nada. O Papinha (Rogério Gomes, diretor de núcleo) chegou para mim e disse assim: ‘Você tem que ter a emoção de saber que o seu filho foi morto. Vai jogando a emoção que você sentir. E foi o que eu fiz. Ele me deu tempo de buscar a emoção e eu fui jogando. Foi uma cena que eu fiz sem ensaio. Foi direto”, revelou em 2015, quando a novela foi gravada.

Abarcado em todos os sentimentos envolvidos nas cenas, o ícone da TV começou a chorar sem parar mesmo com o take finalizado. “Você, quando está buscando a emoção, tem que ter um controle para não deixar que ela extravase. Mas naquele momento eu não tinha como. Eu estava totalmente sem controle. Não sou o ator do exagero, eu sou muito mais contido. Então, de repente, eu vi que aquilo foi além do meu esforço. Eu não consegui parar de chorar, não consegui reter”, justificou Othon, emocionado.

O veterano disse que não ter passado o texto antes ajudou a acrescentar ainda mais ‘realidade’ às cenas. “Foi além das minhas forças. Como eu não tive ensaio antes, não me preparei para fazer a cena. Já fui direto. Aí, já é uma emoção diferente quando você vai direto. Você tem que ter outro tipo de cuidado, não pode experimentar muito porque não sabemos como é”, pontua o ator.

Não deixe de ler também: Descubra quando o comendador morre na novela Império e veja cenas do momento

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade