LUTO

Morre Leonardo José, dublador de Thanos e muitas animações da Disney, aos 78 anos

Como ator, ele marcou presença em novelas, como O Salvador da Pátria

Publicado em 18/11/2021

Morreu nesta quinta-feira (18) o ator e dublador Leonardo José, célebre por dar voz a personagens de filmes e animações, sobretudo vilões. Foi ele quem dublou Thanos, o inimigo dos Vingadores, assim como o Professor Xavier, da franquia X-Man, interpretado pelo ator Patrick Stewart.

Ele também emprestou sua imponente voz a antagonistas de longas da Disney que fazem sucesso até hoje. Entre eles estão o juiz Claude Frollo de O Corcunda de Notre Dame, Shan-Yu de Mulan, Kerchak de Tarzan e Tarzan II, além de Kron de Dinossauro.

Thanos foi o personagem mais recente que Leonardo José dublou, em dois filmes sequenciais (2018 e 2019), mostrando que o profissional estava bastante ativo na carreira.

A notícia do falecimento do ator e dublador foi divulgada pela página Dublapédia Brasil no Instagram: “Mais uma triste despedida nesse ano de 2021. Tá difícil. Descanse em paz, Leonardo José”, consta a mensagem de pesar.

Participação em novelas

Batizado como Leonardo Lachtermacher, o profissional atendia pelo nome artístico Leonardo José não somente em seus trabalhos como dublador, mas também em participações em novelas icônicas.

Ele marcou presença em produções como A Gata Comeu, em 1985, Sassaricando, em1987, Olho por Olho, em 1988, O Salvador da Pátria, em 1989, A Viagem, em 1994, A Próxima Vítima, em 1995, entre muitas outras.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade