DIA DA MULHER

Lilia Cabral relembra seu papel como Catarina, de A Favorita, e fala sobre inspirar o público feminino: “A personagem mais bonita dessa novela”

Atriz falou sobre o impacto de Catarina na vida das telespectadoras da obra de João Emanuel Carneiro

Publicado em 08/03/2023

No Dia Internacional da Mulher, a atriz Lilia Cabral, de 65 anos, relembrou a sua personagem Catarina, da novela A Favorita (2008), e destacou que a dona de casa da trama de João Emanuel Carneiro é um dos papéis mais importantes de sua carreira por abordar o relacionamento abusivo e a volta por cima que uma mulher pode dar em sua vida.

Em entrevista ao podcast Papo de Novela, a veterana da TV Globo relembrou a cena em que Catarina decide não casar com Vanderlei (Alexandre Nero), com a justificativa de que passou grande parte da sua vida presa em um relacionamento tóxico, e que estava bem sozinha e com sede de viver pelo mundo inteiro.

“Gente, até me emocionei! Nossa! O João Emanuel me contava sobre o personagem… Sabe quando o autor quer mostrar que ele tá visualizando? E eu dizia: ‘Nem precisa continuar, porque você me deu o personagem mais bonito da novela.’ E eu acho que era mesmo”, contou ela.

“A novela ajudou, foram muitas pessoas que deixaram de se colocar nessa situação no Brasil todo. Infelizmente, a sensação, às vezes, é que quando a gente levanta uma bandeira para se defender, parece que os homens ficam tão revoltados que têm até uma atitude mais agressiva. Você é capaz de morrer! É tão trágico, surreal. E quando a televisão retrata, por exemplo, em uma novela ou em uma série, qualquer situação que te permita discutir essas coisas, elas são de extrema importância”, completou.

Catarina (Lília Cabral) e Stela (Paula Burlamaqui) em A Favorita
Catarina (Lília Cabral) e Stela (Paula Burlamaqui) em A Favorita

A atriz também fez um paralelo entre Catarina e Maria Bruaca, de Pantanal, e falou como as duas foram importantes para inspirar o público feminino. “A história (da Catarina) não é diferente da Maria Bruaca, de Pantanal, porque o relacionamento e a humilhação são os mesmos. Um homem batia e o outro não batia mas, moralmente, era como se a pessoa levasse sempre uma surra”, refletiu.

Por fim, Lilia Cabral deixou uma mensagem para todas as mulheres do Brasil e destacou a importância do empoderamento e da liberdade individual de cada uma para que não sejam vítimas de relacionamentos abusivos.

“No Dia Internacional da Mulher, quero que todas tenham coragem, que cheguem às suas conquistas com muita honestidade, sempre lutando com persistência, mas sabendo que aquilo ali faz parte da vida. Você vai encontrar a sorte, mas muitas vezes ela não vai aparecer tanto. Mas isso não significa que é para você desistir. Que você tenha liberdade de se defender de quem te maltrata e te humilha. As mulheres não podem jamais desacreditar que têm o caminho aberto para serem o que quiserem ser”, arrematou a estrela.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade