Os tempos mudaram

Instagram e streaming evitam que atores façam longos contratos com a Globo

Artistas preferem a independência em vez de assumir um grande vínculo com a emissora

Publicado em 14/03/2021

Se antes ter um contrato de longo prazo com a Globo era o sonho de muitos atores, hoje em dia essa situação está mudando bastante. Os “culpados” são o Instagram e as plataformas de streaming.

Segundo o portal Metrópoles, grande parte dos artistas preferem a independência e a liberdade ao assinar um vínculo duradouro com a emissora. Além disso, o dinheiro também faz toda a diferença.

Atualmente, ter milhões de seguidores no Instagram rende muitos trabalhos com publicidade. Uma única postagem equivale a um mês de salário na emissora de uma atriz badalada, como Bruna Marquezine, por exemplo.

Paralelo a isso, está o fato de não precisar seguir uma rotina de compromissos com o canal, desde gravar novelas diariamente até ser escalado para um projeto pouco atrativo. Sendo contratado, essas situações são praticamente obrigatórias.

Do mesmo modo, outro motivo para o fim do interesse por contratos longos é o streaming. Plataformas como a Netflix investem cada vez mais em séries, filmes e atrações locais. Logo, recorrem a artistas renomados. Para citar alguns: Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Bruna Marquezine, Carol Castro e, recentemente, Camila Queiroz.

A Globo já entendeu a realidade do mercado e tem investido cada vez mais nos contratos por obra. Por hora, grande parte dos contratados são veteranos ou aqueles que a emissora não quer mesmo abrir mão.

Além disso, tem sido comum ver atores emendando novelas em vários canais, tanto na Globo como na Record TV ou no SBT. Quem ganha, além dos artistas, é o público, que pode ver seu ator favorito em outros trabalhos fora da Vênus Platinada.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade