7 de setembro

History Channel celebra os 200 anos da Independência do Brasil com programação especial

Produções inéditas e especiais estreiam em setembro

Publicado em 30/08/2022

O History Channel celebra os 200 anos da Independência do Brasil com uma programação especial que começa a ser exibida em 01 de setembro e se entende por todo o mês. Produções inéditas e especiais, comemoram o Bicentenário da Independência do Brasil, são elas:

Dicionário da Independência: estreia 1/9, quinta-feira, 23h

Nesta coprodução com a Moonshot Pictures, Eduardo Bueno guia os expectadores pela história da Independência do Brasil com seu jeito único. Ao escolher palavras importantes, ele conta aspectos diferentes do processo de independência. A cada letra, uma nova palavra e uma nova visão sobre a história que todos conhecemos – ou ao menos achamos que conhecemos! São 24 programas de três minutos.

No primeiro episódio, Letra A, Eduardo Bueno fala sobre a definição de Assinatura nos tempos da independência do Brasil.

Insurgentes: estreia 5/9, segunda-feira, 23h05

Em cinco episódios, a série apresentada por Ricardo Carvalho revela a importância do Nordeste, palco de diversas revoltas entre os períodos colonial e imperial. Em sua maioria, lembradas pelas violentas batalhas travadas entre elite e povo, brancos e negros, interesses da minoria contra o benefício da maioria. Mas pouco se fala sobre os eventos que culminaram nas batalhas e as pessoas por detrás delas. Uma coprodução com a Idé Productions, Insurgentes narra cinco revoltas nordestinas, com foco nos verdadeiros insurgentes que articularam os movimentos: a revolta da Balaiada no Maranhão, a Insurreição Pernambucana, a Sabinada na Bahia, a Cabanada em Alagoas e Pernambuco, e a Batalha dos Jenipapos, no Piauí. 

Episódio de estreia: Insurreição Pernambucana (1645-1654) – No contexto da dominação holandesa na capitania de Pernambuco, o Estado do Brasil assina um acordo de trégua entre Portugal e os Países Baixos. Enquanto isso, os engenhos de cana de açúcar sofrem com as pragas, a seca, a forte cobrança de impostos e empréstimos feitos com banqueiros holandeses e a Companhia das Índias Ocidentais. Contagiados pelo desentendimento entre a elite e os governantes, homens como André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Henrique Dias e Filipe Camarão lideram grupos para lutarem na Insurreição Pernambucana, o que culmina na extinção do domínio holandês no Brasil.

B de Brasil: estreia 7/9, quarta-feira, 23h05

A série em quatro episódios, coproduzida pela Moonshot Pictures e conduzida por Eduardo Bueno, trata do processo de Independência do Brasil com um olhar inédito e diferenciado para o passado, presente e futuro do país. Em uma mistura de documentário com programa de entrevistas, o apresentador conduz a linha do tempo com a ajuda de historiadores e depoimentos de personalidades históricas.

No primeiro episódio, A Independência no Divã, Eduardo Bueno conversa com D. Pedro como se fossem terapeuta e paciente. Ao longo do episódio, D. Pedro vai revelando os principais momentos e pessoas da sua vida. Das desavenças com os pais até as dezenas de filhos, do nascimento ao regresso a Portugal, do Dia do Fico à guerra contra o próprio irmão, um olhar sobre toda a existência de Pedro, mostrando a vida inesperada e contraditória do primeiro imperador do Brasil.

Inventores do Brasil: estreia 8/9, quinta-feira, 23h05

Apresentada por Fernando Henrique Cardoso, também coautor do roteiro, ao lado de Elio Gaspari, a produção recupera a memória das mais influentes personalidades da História do Brasil. A série mostra como diferentes personagens ajudaram a pensar e construir o país, como Dom Pedro II e Joaquim Nabuco; Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda; Barão do Rio Branco; Getúlio Vargas; Juscelino Kubitschek; Dom Helder Câmara; Castelo Branco; Ulysses Guimarães e Tancredo Neves.

O episódio de estreia, Dom Pedro II e Joaquim Nabuco, aborda como diferentes personagens ajudaram a pensar e construir o país. Os anos de reinado de Dom Pedro II e as ideias abolicionistas de Joaquim Nabuco. Em seguida, Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda resgata os grandes nomes da história do Brasil, por meio dessas personalidades.

Aqui Tem História: estreia 5/9, segunda-feira, 21h10

Em oito episódios em formato curto, conduzidos pelo historiador Thiago Gomide e pela jornalista especialista em gastronomia Patrícia Ferraz, a série apresenta curiosidades e a influência dos 200 anos de Independência na culinária brasileira. Uma parceria do History com a editoria de gastronomia Paladar, do Estadão, coproduzida pela Studio 750, percorre os principais pontos históricos de São Paulo para apresentar fatos, aspectos gastronômicos e curiosidades a eles vinculados. Entre eles, a origem do nome do Viaduto do Chá, as iguarias dos monges do Mosteiro de São Bento e como era a comida de rua em 1822.

No primeiro episódio, Viaduto do Chá, Thiago conta a origem do nome de um dos viadutos mais famosos da cidade de São Paulo e, junto de Patrícia, comentam a importância do café e do chá na época da independência do Brasil.

Parceria com o Museu do Ipiranga

Além da programação disponível em diferentes formatos e plataformas, o History fechou uma parceria inédita com o novo Museu do Ipiranga. Para o Salão Nobre do edifício histórico, onde está o recém-restaurado quadro “Independência ou Morte”, também conhecido como “O grito”, de Pedro Américo, o History ofereceu um novo recurso visual: uma tela especial e interativa, que permitirá aos visitantes conhecer mais sobre a história do quadro e seus elementos. A pintura foi finalizada em 1888 e é considerada a representação mais consagrada e difundida do momento da Independência do Brasil. A nova instalação é a maneira que o History encontrou de ajudar o Museu a trazer mais tecnologia e conhecimento à sua exposição.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade