Publieditorial

Globo Rural: novas tecnologias das máquinas agrícolas são destaque de abril

Algumas das mais usadas e que mais ajudaram o setor são piloto automático e geração de dados em tempo real

Publicado em 03/05/2022

No mês de abril, o destaque do programa é sobre a revolução que as máquinas agrícolas fizeram no agronegócio.

Algumas das tecnologias mais usadas e que mais ajudaram o setor são: piloto automático, computador de bordo, geração de dados em tempo real e controles remotos.

Esses equipamentos são uma espécie de ferramenta de serviço e também de gestão, que podem ser considerados fundamentais tanto para a sustentabilidade quanto para a boa lucratividade no campo.

De acordo com o especialista Aurélio Pavinato, que também é o diretor-presidente do SLC Agrícola da FGV, ao dialogar sobre as mudanças na produção do agro no Brasil nas últimas décadas, há um destaque especial para os fertilizantes. Neste caso, o uso dos mesmos passou de 2 milhões de toneladas em 1975 para 43 milhões nos dias de hoje.

Tratores agrícolas

Os tratores agrícolas são uma parte muito importante para que o produtor rural tenha sucesso no resultado final da sua colheita.

Em se tratando de marcas, a melhor do mercado com certeza é a Massey Ferguson, conhecida pela alta qualidade e boa assistência aos seus clientes, muitos agropecuários investem uma alta quantia quando se trata dessas máquinas.

Colheitadeira

Uma das mais comuns, porém não menos importantes maquinários, é a colheitadeira. Basicamente, as principais funções dela são combinar as tarefas de limpeza de grãos com as de colheita. Os grãos podem ser de milho, linhaça, aveia e trigo.

Ela possui diferentes tipos de design e funcionalidades e eles variam de acordo com o produto que o produtor agrícola deseja trabalhar.

Entretanto, o principal objetivo desse equipamento é encontrar uma forma de o alimento que foi cortado caia dentro da colheitadeira e siga sendo transportado pela garganta do alimentador para, somente depois, ocorrer a separação entre os grãos e a palha.

Plantadeira

Essa é uma máquina bastante conhecida por sua eficiência na hora de realizar os procedimentos na hora do plantio.

Sua principal função é definir as condições de alinhamento e espaçamento entre as mudas da lavoura. Essa é uma etapa fundamental para um aproveitamento muito melhor do terreno que foi plantado, o que também evita alguns tipos de desperdícios.

Semeadeira

A semeadora é a máquina que é acoplada a alguns tipos de tratores agrícolas e tem como principal função realizar o procedimento de semeadura, que introduz as sementes das plantas na terra. Assim ocorre o desenvolvimento de alimentos como o feijão, a soja, o milho, o trigo e a aveia.

De uma forma mais geral, esse tipo de maquinário é usado para realizar o procedimento de semeadura das sementes menores, consideradas miúdas e, dentre as demais utilizadas no setor agrícola, esse é o seu maior diferencial, em especial à máquina plantadeira, que possui algumas semelhanças.

As máquinas agrícolas possuem algumas diferenças entre si, isso porque cada uma delas é utilizada para um procedimento diferente desde o preparo do solo até o momento da colheita. Por isso, é indicado que o produtor rural saiba das suas necessidades para poder fazer a melhor escolha possível.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade