Publieditorial

Globo Rural: como as máquinas agrícolas são uma mão na roda para os produtores

Etapas do plantio e da colheita demandam uso de diferentes equipamentos

Publicado em 24/05/2022

Há algumas edições, o programa Globo Rural apresentou o receio que alguns produtores agrícolas estavam com a possibilidade de faltarem equipamentos no mercado. Toda essa situação se deve a um conjunto de fatores, como, por exemplo, o próprio mercado agro no Brasil, a pandemia do novo coronavírus, as matérias-primas, entre outros. Sendo assim, é também importante destacar os motivos pelos quais esses maquinários se fazem tão importantes e necessários no dia a dia nas lavouras.

A reportagem do Globo Rural mostrou que no mercado há uma infinidade de máquinas agrícolas e cada uma delas serve para um momento específico no processo de plantio e colheita.

Dessa forma, aqui neste artigo será abordado de maneira mais aprofundada os diferentes tipos de tratores e suas principais funcionalidades, que o tornam uma grande ajuda para os produtores. Veja a seguir mais sobre eles e leia o texto até o fim.

Tratores cabinados: conforto e tecnologia

Esse tipo de trator é considerado uma máquina grande, o que significa que ele é sinônimo de um equipamento mais robusto, que aguenta um trabalho mais pesado e possui um design entendido como mais funcional que os demais.

Desde a criação até o processo de evolução das máquinas agrícolas, pouco valor se deu para que elas fossem tecnológicas e confortáveis de serem manuseadas e usadas. Porém, esse conceito parece estar com os dias contados.

O trator cabinado, é um bom exemplo. Isso porque a cada inovação dessa categoria, as marcas como Case IH e John Deere, se preocupam cada vez mais em trazer um maior conforto para os funcionários que irão operar os tratores. Dessa forma, os assentos podem ser reguláveis e mais confortável de sentar, para que, assim, o funcionário consiga aguentar uma quantidade maior de horas de trabalho.

Quantum 75N

Desenvolvido pela marca Case IH, o Quantum 75N, foi produzido com um foco maior nas operações do dia a dia da lavoura. Pode ser utilizado na cafeicultura, em vinhedos fechados, arbustos frutíferos e também pomares mais espaçosos. Uma das suas principais vantagens é que ele oferece um sistema mais completo de mecanização agrícola e isso proporciona a chance de maximizar o rendimento da colheita e maximizar seus resultados.

Farmall 80 Cabinado

O grande destaque desse modelo é o seu alto desempenho ao realizar toda e qualquer operação agrícola. Também produzido pela Case IH, o Farmall 80 Cabinado, não possui muitas limitações quanto ao tipo de atividade a ser exercida, quantidade de horas a serem trabalhadas e extensão das terras. Esse fato o torna uma máquina bastante versátil e muito visada pelos produtores.

Série Puma

Quando se trata deste modelo, o que mais vale a pena destacar é o custo benefício entre exercer as atividades necessárias e consumir menos combustível possível. É um equipamento extremamente versátil e que também pode exercer a maior parte das operações agrícolas sem grandes interrupções. Ao falar de tarefas mais pesadas, seu rendimento também é muito bom e ele não deixa a desejar com o plantio, preparo do solo com gradeamento e subsolagem.

*Conteúdo produzido e enviado por Emily Silva

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade