Publieditorial

Globo Rural: veja os destaques dessa semana e entenda melhor sobre a produção de bananas e a adubação fosfatada

Presente em 21,8% das compras do gênero, fruta é a mais consumida no Brasil

Publicado em 06/04/2022

O Globo Rural é o programa certo para os amantes de temas que envolvem plantio, colheita, adubação de diferentes tipos de alimentos. Se você está procurando por dicas e até mesmo por histórias que tenham a ver com esses assuntos, aqui você vai encontrar exatamente o que precisa.

A começar pela produção de bananas, o programa trouxe a história de um produtor que começou bem pequenininho vendendo seus produtos de porta em porta e mostrou toda a sua trajetória até os dias de hoje, quando ele já vende mais de 350 mil pés de frutas.

Essa é uma forma de incentivar os produtores locais a continuarem e crescerem seus negócios e também mostrar mais sobre a forma com que outros produtores fazem o cultivo em suas terras.

Como se dá a produção de bananas?

Logo de início é importante ressaltar que a banana é a fruta mais consumida aqui no Brasil, ou seja, ela pode ser considerada a queridinha do povo brasileiro. Ela representa cerca de 21,8% de compras pelos consumidores do mercado de frutas no país.

De acordo com dados do IBGE, no Brasil, a produção de banana chega a atingir a marca de 6.846.547 toneladas em um único ano. É interessante dizer também que, para estar pronta para o consumo, ela demora quase um ano.

Muitas técnicas podem ser aplicadas quando se trata de cultivo, uma das partes mais importantes desse processo é o uso das máquinas corretas, desde a preparação do solo até a hora da colheita. Existem diferentes máquinas agrícolas que estão prontas para realizar cada uma dessas funções, como, por exemplo, semeadeiras, plantadeiras, tratores e caminhões. Na hora de buscar por venda de caminhões, é interessante entender melhor qual a sua necessidade para escolher o tipo certo de equipamento.

Cada região do país tem um tipo de caminhão que é mais usado, isso porque cada modelo é específico para um uso. A cidade onde existe a maior concentração de máquinas desse tipo é São Paulo, porém o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul também são importantes locais. Por isso os caminhões a venda no RS tem interessado cada vez mais aos consumidores do setor.

Entenda melhor sobre a adubação fosfatada

Para aqueles que ainda não entendem muito bem desse setor e precisam de um conhecimento mais aprofundado sobre o tema, a adubação fosfatada nada mais é do que o uso de uma técnica corretiva através de doses elevadas de fertilizantes fosfatados. Estes podem ser naturais ou industrializados e, cada um deles, possui suas peculiaridades.

O principal objetivo aqui é elevar o nível de fertilidade de forma natural e tornar as adubações realizadas para manutenção mais eficientes. Essa é uma técnica que pode ser realizada de forma parcelada parecida com a semeadura de superfosfato, sendo ela simples ou tripla. Entretanto, sempre que possível é recomendado optar pela aplicação de cloreto de potássio também de maneira parcelada após a semeadura.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade