Globo Rural mostra queijo produzido na maior ilha do Brasil

Publicado há 3 anos
Por João Paulo Reis
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na Ilha do Marajó, a maior do Brasil, destaca-se o município de Soure (PA), onde o número de búfalos supera a população humana. São cerca de 358 mil moradores contra 376 mil bubalinos, que podem ser vistos em meio ao trânsito, pastando nas calçadas ou no campo de futebol. É na zona rural, entretanto, que esses animais fizeram uma revolução: fornecem a matéria prima do queijo do Marajó, o cartão-postal mais famoso da ilha.

O ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 6, vai até a região para conhecer como é o método de produção desse queijo e mostra como a legislação transformou a realidade dos pequenos produtores. Segundo a reportagem de Hellen Martins, o produto estava proibido de ultrapassar os limites da ilha até 2013, quando foi criada uma norma sanitária específica para produtos artesanais.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Leia também: Ex-apresentador de Band e RedeTV!, médium Luiz Gasparetto falece aos 68 anos de câncer

O selo de certificação exige uma série de adequações, como higiene e tratamento dos animais, além de permitir a venda do queijo do Marajó para todo o estado do Pará. A conquista permitiu que os produtores certificados da ilha produzissem até 55 toneladas de queijo só no ano passado. “Um dos produtores que conheci foi Prudêncio, um queijeiro que aprendeu o ofício com o tio”, conta Hellen Martins.

“Até muito pouco tempo atrás, sem regulamentação, ele tinha que vender o queijo escondido para Belém. Depois, ele se adequou e conseguiu a certificação. As vendas melhoraram entre 70% e 80% e aí passou a vender sem medo. A família já conseguiu construir uma casa maior e até reformou a queijaria. O filho tem intenção de continuar na atividade”, explica.

Leia também: “Procurava minha felicidade em balada, em bebida”, desabafa Yudi após se tornar evangélico

O sucesso do queijo do Marajó conquistou até grandes chefs da culinária nacional. O programa conversa com Thiago Castanho, paraense que utiliza o produto em receitas como panna cota e o tradicional pão de queijo. O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, depois de ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio