Globo Repórter mostra como os brasileiros lidam com as mudanças

Publicado em 16/12/2016

Há quem a evite e quem a procure, mas, em tempos de crise, muitas vezes ela é inevitável: a mudança. A última edição ‘Globo Repórter’ em 2016 mostra histórias de brasileiros que enfrentaram os dilemas de ter que reinventar a própria vida. O repórter Renato Machado conta como algumas pessoas lidam com os desafios para vencer o desemprego, trocar de profissão, de cidade e como essas transformações impactam a família inteira. “Quantos dilemas e quantas belas ideias. Mudar de trabalho e de vida deixa muita gente com a sensação de desamparo. São, afinal, novos espaços que se abrem. Espaços que a gente não conhece, mas descobrir um novo rumo pode ser uma aventura, uma chance, um sopro que traz a vida de volta”, diz Renato.

E foi recomeçando do zero que Regina mudou radicalmente. Com uma vida confortável, a pedagoga viu sua rendar familiar despencar após o marido perder o emprego em uma grande empresa de petróleo. Com a queda drástica no padrão de vida, ela decidiu voltar a trabalhar e fazer o que realmente gosta: vender massas congeladas. Assim como Regina, Cadu também viveu o eldorado do petróleo. O mergulhador que cuidava da manutenção e inspeção de plataformas se viu sem saída ao ser demitido. De volta ao subúrbio do Rio de Janeiro, ele abriu um estúdio do lado da sua casa onde dá aulas de artes marciais.

Mas nem sempre as mudanças são impulsionadas pela crise. Há quem escolha abrir mão do dinheiro para ter qualidade de vida. É o caso de Julie. Executiva de uma grande empresa, ela abriu mão da carreira consolidada no mercado publicitário e iniciou outra, como professora universitária de Artes Plásticas. Apesar de ganhar bem menos, Julie afirma que ter mais tempo para estar ao lado da filha compensa infinitamente a perda financeira.

Essas e outras histórias inspiradoras serão exibidas no ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 16, após ‘A lei do Amor’.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade