JORNALISMO

Globo Repórter explora a beleza do Cariri cearense nesta sexta-feira

Episódio irá mostrar o local que une tradição, fé, cultura e natureza exuberante

Publicado em 21/03/2024

Nesta sexta-feira (22), o Globo Repórter viaja pelo Cariri cearense, região cercada por belezas naturais, que abriga a primeira floresta instituída no Brasil e é marcada por uma cultura vibrante e pela religiosidade, logo após a exibição do episódio do Big Brother Brasil 24. Com reportagens de Aline Oliveira e Alessandro Torres, o programa desbrava a história do local, mostra da formação geológica às espécies animais presentes na região e apresenta a força dos mestres da arte popular, o poder da fé e da devoção. 

Candidata a Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, a Chapada do Araripe, localizada entre os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará, é dona de uma beleza imponente e abriga a Floresta Nacional do Araripe, criada há 78 anos e conhecida como um oásis verde no meio do sertão, que conta com a maior trilha de Single Track do país, com 50 quilômetros.

O repórter Alessandro Torres acompanha um grupo de ciclistas que desbrava as trilhas estreitas no meio do mato e contempla as paisagens dos mirantes que desvendam a flora e fauna de uma das florestas mais ricas em diversidade ambiental do nordeste brasileiro. A reportagem mostra também a diversidade de aves, com pássaros que só vivem naquela região, como o soldadinho-do-araripe, e revela a área onde funcionou um aeroporto regional até a década de 1970, 900 metros acima do nível do mar.

A Chapada do Araripe também é conhecida também como um tesouro de fósseis, já que contém uma das maiores bacias fossilíferas do mundo, que contribuiu para a criação do primeiro geoparque das Américas. No Museu de Escavações e Paleontologia, Alessandro revela a importância deste patrimônio. “Dezoito anos depois de desembarcar no Ceará, descobri o quanto ainda tenho a conhecer deste precioso estado nordestino. Passei pela experiência de descobrir, eu mesmo, um fóssil de milhões de anos em uma escavação. Me deparei com muitas surpresas e me encantei ainda mais”, conta o repórter. 

No Cariri, a Festa de Reis, comemorada em 6 de janeiro, ganhou o nome de ‘reisado’, se tornou uma das manifestações populares mais coloridas e divertidas do sertão e passou a acontecer em vários momentos do ano. Na cidade de Crato, a repórter Aline Monteiro conhece o Seu Aldenir Aguiar, de 90 anos, mestre da cultura popular do estado do Ceará e tesouro vivo da cultura popular do Cariri cearense. Ele fala sobre a paixão pela tradição e da importância de repassar os ensinamentos para as novas gerações. Em Nova Olinda, Aline visita os Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri, espaços abertos ao público que ajudam a contar a história, conservar as memórias do território e a valorizar os mestres da cultura caririenses e seus legados.

Porta de entrada do Cariri cearense, a cidade de Juazeiro do Norte é um dos maiores centros religiosos do Brasil, berço de Padre Cícero, que faria 180 anos no dia 24 de março e foi o grande propulsor de desenvolvimento de toda essa região. O programa conta a história do padre, que está em processo de beatificação em Roma.

Considerado santo pelos nordestinos, ele arrasta 2,5 milhões de pessoas até Juazeiro do Norte todo ano, ajudando a impulsionar a economia da cidade, que tem como base o turismo religioso. “Fazer um ‘Globo Repórter’ sobre o Cariri cearense é como juntar um quebra cabeça com as partes que compõem a região, que é, sem dúvida, uma das mais ricas e diversas do Nordeste. O meio ambiente, a cultura e a religiosidade guardam aspectos surpreendentes”, afirma a repórter Aline Monteiro.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade