Globo Repórter mostra como brasileiros encontraram soluções para driblar a crise econômica

Publicado em 29/09/2017

A crise econômica afetou em cheio o padrão de vida de muitas famílias. O desemprego, que deixou muita gente no vermelho, fez com que outras tantas pessoas se reinventassem para pagar contas que não param de chegar. O Globo Repórter desta sexta-feira, dia 29, investiga a vida financeira dos brasileiros para descobrir a fórmula que parece impossível: como dar adeus aos empréstimos e fugir dos juros altos.

Globo Repórter
Andrea e a filha, Raquel, passeiam em um shopping de Minas Gerais. (Globo/ Divulgação)

Duzentas e oitenta mil famílias já saíram do vermelho e a de Andrea é uma delas. Desde que a mineira perdeu o emprego fixo, viu sua renda cair pela metade e trabalha como autônoma, vendendo pacotes de viagem, semijoias e lingerie, e dando aulas particulares. Tudo para não entrar no vermelho. “Não tenho emprego formal, mas tenho habilidades. Meu dom de saber vender me faz sobreviver”, conta Andrea, que joga limpo com a filha adolescente, Raquel. Os trocados que sobram alimentam o cofrinho da família, que já levou as duas para uma viagem a Ilhéus e está voltando a engordar de novo.

Globo Repórter
Sandra e as filhas fazem bolos e doces para complementar a renda e colocar as contas em dia. (Globo/ Divulgação)

Por outro lado, a família de Sandra corre atrás para pagar as contas. Ela tem quatro filhos e o marido está desempregado desde o início do ano. Como eles, mais de 60 milhões de brasileiros estão com dívidas atrasadas. A de Sandra chega R$ 8 mil, fora as contas de água e luz que chegam todo mês. Para dar a volta por cima, há um ano ela e as filhas colocam a mão na massa e fazem bolos e doces para complementar a renda. Uma das filhas estuda administração, com foco em empreendedorismo, e sonha em tomar conta da confeitaria da família.

Globo Repórter
Rayana e Bruno controlam os gastos para realizar o sonho do casamento. (Globo/ Divulgação)

O programa conta ainda a história da Rayana e Bruno. Com o objetivo de juntar dinheiro para o casamento, o casal controla todos os gastos. A regra é cortar os excessos e gastar apenas com o necessário. Apaixonado por tênis e camisas de futebol, Bruno parou de gastar com supérfluos. Nos fins de semana, Rayana aposta no artesanato e na cozinha para complementar a renda, e o casal se diverte indo a lugares mais baratos ou gratuitos. Já os maranhenses Patrícia e Wanderson, que ainda não chegaram aos 30 anos, casaram, estão construindo a casa própria e organizam as finanças para a chegada do primeiro filho. Com a ajuda de um aplicativo no celular, cada centavo gasto é registrado.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 29, depois da novela ‘A Força do Querer’.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade