Discussão antiga

Globo determina redução no número de capítulos das novelas

Emissora também determinou regra para as datas de estreia

Publicado em 03/12/2020

Já há algum tempo, estava em discussão a produção de novelas mais curtas. De acordo com informações do jornalista Fernando Oliveira, do UOL, a Globo bateu o martelo e definiu que os folhetins devem ter entre 155 e 161 capítulos. Mais que isso só será possível em casos excepcionais.

A decisão foi uma das últimas tomadas por Silvio de Abreu antes de deixar a direção de Dramaturgia da emissora. Ele estava no cargo desde 2014 e o anúncio de sua saída foi anunciado na semana passada, junto a substituição por José Luiz Villamarim.

Além da redução no número de capítulos, foi determinada também uma medida em relação as estreias das novelas. Não é mais permitido que dois folhetins entre no ar em datas próximas uma da outra. Agora é preciso respeitar o prazo mínimo de três semanas após um lançamento para colocar no ar outro projeto. 

A decisão se da para fortalecer a divulgação das novelas, para que o público não tenha a atenção dividida. Em 2021, por exemplo, Salve-se Quem Puder voltará ao ar em janeiro, enquanto Amor de Mãe ganha sua fase final somente em março. Já Um Lugar ao Sol chega quatro semanas depois.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade