Novela das sete

Globo começa a reprisar Haja Coração; veja curiosidades

Trama é realizada no Rio de Janeiro, mas história se passa em São Paulo

Publicado em 12/10/2020

A Globo passa a apresentar, a partir desta segunda-feira (12), uma reprise da novela Haja Coração, na faixa das 19h. A trama foi escrita por Daniel Ortiz, considerado, informalmente, pupilo do diretor de teledramaturgia Silvio de Abreu.

Isso significa que não há ninguém tão mais preparado do que ele para escrever uma novela baseada em um clássico do célebre autor. Haja Coração é uma produção que carrega, essencialmente, Sassaricando, de 1987, com os personagens adaptados para os dias hoje.

Isso inclui, por exemplo, os papéis de Apolo, Tancinha, Aparício e Fedora. Eles existiram na versão de mais de 30 anos atrás e, agora, se encaixam de maneira diferente no roteiro, com o casal jovem tomando todo o protagonismo.

Logotipo da novela Haja Coração, de 2016
Logotipo da novela Haja Coração, de 2016 (Reprodução/TV Globo)

Exibida originalmente, em 2016, Haja Coração substituiu o sucesso Totalmente Demais, o que se repete, agora em 2020, com as reprises. A novela, diferentemente da antecessora, se passa em São Paulo, o que exige uma logística diferente dos produtores.

A Globo colocou o elenco para gravar durante algumas semanas em importantes cartões postais e pontos turísticos da maior cidade do país, como a Avenida Paulista, o Vale do Anhangabaú, o Edifício Copan, os bairros da Mooca e Vila Madalena, por exemplo. Isso põe, em teoria, na trama a atmosfera paulista.

A novela é realizada no Rio de Janeiro, onde estão o Estúdios Globo, que construiu uma cidade cenográfica, simulando os bairros paulistanos. Inclusive a feira onde a protagonista de Mariana Ximenes, a Tancinha, passa boa parte, é cenográfica. Daí a importância de mesclar as cenas com imagens de locações reais.

Tancinha, de Haja Coração
Tancinha, de Haja Coração (Divulgação/Globo)

E vale lembrar que, agora, com uma reprise, a novela deve ganhar uma edição um pouco diferenciada da original, com tamanhos de capítulos diferentes e até mesmo cortes de cenas, caso a Globo veja necessidade de mexer no ritmo da narrativa.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos da novela Haja Coração

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade