Baixaria!

Fora de controle, A Fazenda 14 pode virar Cidade Alerta rural

Falta de limites da direção diante da violência propagada no confinamento deixa o reality cada vez mais intragável

Publicado em 14/10/2022

A eliminação de Tati Zaqui de A Fazenda 14 foi só mais um episódio que comprova que a atual temporada do reality da Record TV está cada vez menos digerível, cada vez mais violenta e pautada na impunidade e na falta de escrúpulos em troca de audiência.

A cantora foi eliminada com 27,80% dos votos, pois o público preferiu deixar no game Vini Buttel, que reproduziu xenofobia, capacitismo, gordofobia, todos enquadrados em crimes previstos em lei e que se quer foram expostos, como aconteceu com Rodolffo, no BBB 21, que recebeu uma aula de racismo estrutural em rede nacional.

Além disso, a comemoração de Deolane Bezerra, Pétala Barreiros, Bia Miranda, Tiago Ramos, Lucas Santos, Ellen Cardoso foi extremamente desproporcional e violenta, com direito a utensílios domésticos destruídos, xingamentos direcionados para os integrantes do outro grupo.

Esse foi apenas um momento diante das ameaças sérias feitas ao longo das semanas por parte da advogada, do ex-Carrossel, do ex-namorado da mãe de Neymar e da neta de Gretchen contra o Deborah Albuquerque, Shayan Haghbin e outros peões.

Para se ter ideia, Bia e Pétala foram atrás de Thomaz Costa, que preferiu se isolar no quarto após a saída de sua ficante, para atacá-lo. A dançarina chegou gritando e empurrando o ator: “Peita agora, crente de Taubaté car#lh#”. A influenciadora digital ficou visivelmente assustada com a ação da amiga e a afastou do rapaz, depois também o xingou deliberadamente: “Covarde, aproveitador”.

Toda essa situação pode parecer frustração por perder no jogo alguém por quem se torcia, mas a situação que tem sido televisionada diariamente é absurda, insustentável e essa opinião é um consenso entre diversos colegas de imprensa que cobrem reality shows, como Leo Dias, do Metrópoles, Fábia Oliveira e Erlan Bastos, do Em Off, Chico Barney e Aline Ramos, entre outros que estão visivelmente desanimados.

Fábia inclusive manifestou nas redes sociais que não pretende mais assistir A Fazenda 14 e convocou os patrocinadores do reality a fazerem o mesmo. “Agora vou ter meu sono de volta. Não quero mais ver A Fazenda. Chega dessa palhaçada. Os anunciantes deviam fazer o mesmo. Alô, Aurora Alimentos e Banco Original! É hora de cair fora também!”, publicou a jornalista no Twitter.

Além de toda a violência interna, fora do confinamento os fãs da atração também são ameaçados e humilhados por torcedores de Deolane e outros participantes. Os jornalistas Cairo Jardim, Diego Schueng, Cíntia Lima e Fabia Oliveira são alguns dos profissionais de imprensa atacados nas redes sociais após criticarem a advogada. O jornalista que vos escreve também foi ameaçado de morte e sofreu ataque gordofóbico por parte de fãs da advogada.

A pergunta que não quer calar é: Até onde a Record TV é capaz de ir por audiência? Como uma emissora pautada na religiosidade silencia diante de tamanha atrocidade em rede nacional? A sensação é de que a qualquer momento algo mais grave pode ocorrer no confinamento e estaremos diante de uma versão rural do policialesco Cidade Alerta, porque a animosidade entre os participantes é latente e cresce a cada dia que passa.

Leia mais conteúdos da Coluna e do Colunista. A cobertura completa de A Fazenda 14 você acompanha aqui e em nosso canal no YouTube!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade