equidade

Dia da Mulher: TV Cultura exibe documentário Como Ela Faz?

Atração é inédita na TV e vai ao ar neste domingo, dia 7

Publicado em 04/03/2021

Como parte da programação da Semana do Dia da Mulher, no domingo (7), a TV Cultura exibe o documentário Como Ela Faz? que discute a equidade de gênero no Brasil através da rotina de 12 mulheres. Entre elas: a deputada Tabata Amaral, a filósofa Djamila Ribeiro, a jogadora Cristiane Rozeira, a diarista Carla Dias e Maite Schneider, fundadora da transemprego. Produzido por Sylvio Rocha e com direção de Tatiana Villela, vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Premiado no Hollywood Womens’s Film Festival em 2020, a versão curta-metragem do documentário Como Ela Faz? revela o significado amplo e complexo da palavra trabalho na vida dessas mulheres. Trabalho que vai muito além do profissional, abarcando a mãe, a esposa, a cuidadora, a provedora, a sonhadora.

Ilustrado a partir de imagens e testemunhos pessoais, mulheres das mais diferentes profissões revelam as adversidades vividas por elas em suas jornadas diárias em busca de maiores oportunidades no mundo do trabalho. Os depoimentos são entremeados por declarações de especialistas, também mulheres, costurando um grande painel sobre a desigualdade de oportunidades em que nossa sociedade está inserida.

Cida, Adriana, Cris, Maitê, Kamila, Djamila, Duília, Tábata, Gabriela, Carla, Jéssica, Gina, Nina. Histórias de mulheres que lidam, cotidianamente, com a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Sejam elas astrônomas, jogadoras profissionais de futebol, filósofas, enfermeiras, professoras, diaristas empreendedoras ou executivas os desafios são constantes.

O documentário mostra o fosso que separa homens e mulheres, também mulheres brancas e mulheres negras, em termos de acesso à educação, salário, cuidados com a casa e os filhos, ascensão na carreira, entre outros, são gigantes. E, um dia tem apenas 24 horas.

A partir de Como Ela Faz?, a Tocha Filmes está produzindo uma série documental em cinco episódios que será exibido na TV Cultura. A direção também está nas mães de Tatiana Vilela.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade