Copa vai gerar a maior audiência da história e faz Globo adaptar programação

Publicado em 09/06/2014

Itaquerão

A Copa do Mundo no Brasil está ai e com ela as adaptações da grade da programação, em especial da TV Globo que terá toda a programação focada intensamente no campeonato da FIFA.

Para o dia 12, dia da abertura da Copa e ainda com jogo do Brasil, a emissora, por exemplo, cancelou a exibição da novela das seis, Meu Pedacinho de Chão. Após o futebol Galvão Bueno vai entregar o sinal diretamente para a novela das sete, Geração Brasil. Neste dia os telejornais regionais terão o horário invertido, e serão exibidos antes do Jornal Nacional.

A partir de então, com três jogos sendo exibidos diariamente, 13, 16 e 19 horas, ao menos na primeira fase, a emissora vai encurtar ou cancelar diversas atrações da grade do seu cotidiano. Na sexta, Geração Brasil terá apenas 5 minutos de exibição.

O que também se sabe é que Vídeo Show, Malhação e até mesmo o Programa do Jô deixarão de ser exibidos durante o campeonato. No decorrer dos dias as novelas das seis e das sete terão que se dividir em uma hora pras duas entre um jogo e outro. Sendo assim o Jornal Nacional deve entrar no ar apenas a partir das 9 da noite empurrando todo o restante da programação.

Além disso, os que têm a sorte de permanecer no ar, em especial os programas da manha terão suas pautas voltadas para o mundial.

Audiência recorde

Apesar de o assunto ser o mesmo, a estimativa é que com a transmissão dos jogos da Copa, pela Globo e também pela Band, emissoras aberta batam o recorde de audiência.

Graças às novas tecnologias e horários convidativos, a FIFA acredita que o maior torneio esportivo do mundo atraia mais de 619,7 milhões. Esse é o número de telespectadores que acompanharam, ao menos 20 minutos da prorrogação do jogo em que a Espanha derrotou a Holanda por 1 x 0 na conquista da Copa da África em 2010.

A FIFA divulga que mais de 3,2 bilhões de pessoas acompanharam a cobertura ao vivo do torneio de 2010 por pelo menos um mínimo; a média oficial foi de 188,4 milhões de pessoas em cada partida.

Com as novas tecnologias e aumento de interesso do mundo todo, a expectativa é de que esse número seja largamente ultrapassado.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade