De 1993

Conheça curiosidades de Renascer, novela clássica que estreia no Globoplay

Trama foi escrita por Benedito Ruy Barbosa

Publicado em 11/10/2021

A novela Renascer, escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida originalmente em 1993, entra nesta segunda-feira (11) para o catálogo do Globoplay. Agora os assinantes poderão conferir a trama, considerada um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira.

Exibido uma vez no Vale a Pena Ver de Novo e duas vezes no canal Viva, o folhetim traz inúmeras curiosidades, da fase de produção a detalhes dos roteiros e das gravações.

Podemos começar falando sobre a primeira fase da novela, que arrebatou o público de tal forma, que foi decidido em cúpula da Globo que deveriam ser reduzidos alguns capítulos para não ofuscar a segunda etapa. O ritmo vagaroso com que Ruy Barbosa narrou a história no começo foi um dos responsáveis para a determinação.

Dois atores despontaram na Globo como protagonistas: Patrícia França e Leonardo Vieira. O sucesso deles foi tanto, que imediatamente foram escalados para papéis principais de uma novela: Sonho Meu (1993 / 1994).

Igualmente, um veterano das novelas chamou a atenção, não só do público, como também do autor: Antonio Fagundes, que viveu José Inocêncio na fase adulta. O ator firmou a partir de Renascer uma parceria com o autor, a qual levaria a sua escalação em cinco novelas posteriores, incluindo a mais recente Velho Chico (2016).

E se alguns atores foram louvados, outros foram duramente criticados, como foi o caso de Adriana Esteves. A esposa de Vladmir Brichta interpreta Mariana, uma das protagonistas da trama. Em entrevista ao Estadão, a atriz explicou o que pode ter causado a rejeição de sua personagem.

“Mariana era uma personagem muito só, e acho que não ficou claro na época se ela seria apenas uma mulher em busca de vingança. A paixão dela pelo filho (João Pedro) e o envolvimento amoroso com o pai (Zé Inocêncio) também não foram muito aceitos”, pontua Adriana.

Um tema polêmico também causou alvoroço entre quem assistia Renascer à época. Trata-se do hermafroditismo, representado no folhetim por Buba, personagem de Maria Luísa Mendonça. Com os dois sexos, tinha o sonho de engravidar de Zé Venâncio, papel de Taumaturgo Ferreira.

Benedito ainda ousou em retratar um romance proibido entre um padre e uma fiel, vividos por Jackson Costa e Tereza Seiblitz, assim como a gravidez na adolescência com a personagem de Paloma Duarte, um tabu para o início da década de 90.

Renascer foi marcada por alguns afastamentos de atores durante a exibição. Osmar Prado foi um deles. Mesmo fazendo sucesso na pele de Tião Galinha, o veterano pediu para sair após uma suposta briga com um dos diretores executivos e a morte do personagem foi adiantada. O ocorrido foi tão traumatizante para Prado, que ele optou seguir no SBT por um tempo.

Zé Venâncio, papel de Taumaturgo Ferreira também precisou ser morto antes do tempo. O motivo seria o descontentamento do autor e do diretor da novela pela construção do personagem. Isso levou o ator a sair da Globo, assim como Osmar Prado.

Os prêmios de Renascer são um caso à parte, pois foram conquistados os principais do ano de 1993. Antônio Fagundes, Osmar Prado, Regina Dourado, Jackson Antunes foram os atores mais condecorados.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade