Dos palcos à telinha

Confira a carreira de Roberto Cordovani, o Sebastião de Novo Mundo

Ator brasileiro vive há mais de 30 anos na Europa e é reconhecido por papéis femininos no teatro

Publicado em 23/04/2020

Em Novo Mundo, atual trama das 18h da TV Globo, que está sendo reexibida em edição especial devido à pandemia do coronavírus, Roberto Cordovani interpreta Sebastião Quirino, seu primeiro papel na TV brasileira.

Na história,o personagem é um terrível vilão, racista e ganancioso, que é capaz de tudo para manter seu poder e atender a seus interesses. Pai de Cecília (Isabella Dragão), o fazendeiro comercializa escravos do Rio de Janeiro, aliando-se a Thomas (Gabriel Braga Nunes) para impedir a independência do Brasil.

Há 34 anos vivendo na Europa, o ator possui uma ampla carreira no teatro, onde atua especialmente em países como Portugal e Espanha. Além disso, Roberto já dirigiu pelo menos 40 peças e é reconhecido principalmente por suas personagens femininas, tendo sido premiado também em festivais na Inglaterra, Escócia e França.

Roberto Cordovani como a Dama das Camélias, em São Paulo
Roberto Cordovani como a Dama das Camélias em São Paulo Foto Iara MorselliEstadão

Em sua trajetória, Cordovani deu vida a Greta Garbo, em 1988, em Olhares de Perfil (O mito Greta Garbo), que lhe rendeu prêmio de melhor diretor. Em 1995, ele viveu Eva Perón na peça homônima espanhola que o levou a vencer o prêmio de Melhor Ator.

Outros trabalhos de destaque nos palcos são: Amar, verbo intransitivo (2017), A paixão segundo Nelson Rodrigues (2016), Lola – o musical proibido pelo nazismo (2015), O retrato de Dorian Gray (1991/ 2013), O milagre de Anne Sullivan (1976/2014).

Novos trabalhos

Em entrevista à jornalista Fernanda Lopes, do Notícias da TV, o ator, que está, atualmente, de quarentena em São Paulo, contou que está aguardando a estreia da peça Afetos amordaçados para o fim do semestre.

Em seguida, Cordovani disse que pretende produzir um filme ao lado do diretor de Novo Mundo, sobre a feminista espanhola Aurora Rodriguez. Em sua atuação na Europa, o ator garantiu que sempre se apresenta em português

“Já percorri nove países e cerca de 360 cidades europeias com meus espetáculos. Trabalho muito. Agora, de uns anos pra cá eu tenho ficado mais no Brasil”, contou Roberto, que afirmou assistir à reprise todos os dias. e que gostaria de voltar à teledramaturgia, com um personagem que lhe ofereça tantas possibilidades quanto Sebastião.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e oresumo diário e atualizado dos capítulos da novela Novo Mundo

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade