Como Será? tira dúvidas sobre a entrega do imposto de renda

Publicado em 10/03/2017

O período para entrega da declaração do imposto de renda já começou. Até 28 de abril, milhões de brasileiros devem enviar suas informações à Receita Federal. O ‘Como Será?’ deste sábado, dia 11, reúne as dúvidas mais comuns do público e recebe o contador Richard Domingos no estúdio para respondê-las. Em entrevista a Sandra Annenberg, ele esclarece, por exemplo, quem precisa entregar e quais são as novidades nas regra deste ano, além de explicar as diferenças entre as formas completa e simplificada da declaração.

A série ‘Adolescentes’ aborda a relação entre os jovens e a tecnologia. De acordo com a pesquisa ‘O uso da internet por adolescentes’, do UNICEF, aproximadamente 15 milhões de jovens estão incluídos digitalmente. O que os pais devem temer nesta relação? Em que momento o uso de celulares, mídias sociais e afins passa a ser excessivo? No estúdio, Sandra Annenberg conversa com Mário Volpi, coordenador da pesquisa citada acima. O estudo traça um perfil do usuário de tecnologia com idade entre 12 e 17 anos levando em conta critérios como gênero, classe social e local de moradia, entre outros. Também participa do debate a família do youtuber Cairé Lopes, de 13 anos. Ele possui um canal sobre games e esse é um ponto de negociação na família. Duas reportagens preenchem a conversa: na primeira, a repórter Marianne Salerno investiga sobre segurança na internet, alertando adultos sobre os perigos escondidos na rede. Na segunda, Marianne acompanha o trabalho do Núcleo de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele esclarece o que é ser dependente tecnológico e como identificar o problema, além de participar de uma reunião do grupo de ajuda.

Ainda no programa, a repórter Helena Lara Resende mostra outro lado do uso da tecnologia dos videogames: melhorar a qualidade de vida de idosos e pessoas com esquizofrenia. Este é o objetivo do Neurogame, tratamento que trabalha a plasticidade do cérebro numa espécie de fisioterapia. Ele fortalece ligações e estimula regiões que são afetadas pela doença e pela idade. Helena conversa com o professor Rogério Panizutti, idealizador da plataforma, sobre seu funcionamento e eficácia.

No quadro ‘Grandes ideias, pequenas invenções’, uma empresária de São José dos Campos está investindo em um kit que combina cadeira de rodas e pista de skate, que pode realizar o sonho de independência de muitos cadeirantes.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade