EDIÇÃO ESPECIAL

CNN Viagem & Gastronomia visita Brasília e celebra o 64º aniversário da capital do país

Em episódio especial, Daniela Filomeno conduz tour cultural e arquitetônico ofuscado pelo noticiário político, revelando ainda os sabores do Cerrado e a natureza do DF

Publicado em 17/04/2024

No próximo sábado (20), a partir das 22h00, a apresentadora Daniela Filomeno dedica uma edição especial do já consagrado programa CNN Viagem & Gastronomia às riquezas arquitetônicas e gastronômicas da capital federal. A edição especial também terá reapresentação às 19h15 do domingo, 21 de abril, data em que Brasília completa 64 anos.

Nos dias que precedem a exibição e o aniversário da cidade fundada em 1960 por iniciativa de Juscelino Kubitscheck, a CNN Brasil levará ao ar, ao longo da programação, pílulas do conteúdo em questão, como spoilers para a edição completa preparada por Filomeno e equipe.

Fascinada por Brasília desde criança, quando visitou a cidade em excursão com a escola, a apresentadora  se debruça sobre as curvas arquitetônicas que fazem do Distrito Federal uma obra de arte a céu aberto. E ao visitar um cenário tão presente na tela da CNN Brasil por outro viés, revela passeios ecológicos que permeiam o concreto criado a partir dos traços de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, desvendando ainda a culinária do Cerrado, segmento que vem transformando Brasília em uma capital gastronômica. 

“Brasília tem comida regional, tem comida internacional, tem francês com boulangerie, tem tudo ali. É um polo muito forte obviamente por conta da política, mas a gastronomia foi impulsionada em razão das reuniões de trabalho. Os espaços são sofisticados, cada vez mais os grupos paulistas estão indo para lá. O Nino, do grupo Alife Nino e a Fazenda Churrascada chegaram, entre outros, e Brasília está se tornando cada vez mais essa capital gastronômica”, diz a apresentadora.

“Ainda não é possível chamar de polo gastronômico”, pondera, “porque faltam iniciativas de comida do Cerrado, que no final eu até encontrei, pasme, por um chef dinamarquês: o Simon Lau, que era do Acquavit. Ele já teve restaurante nível Michelin e hoje serve refeição na casa dele para pequenos grupos”, conta, ao modo petit comité. “É um negócio surpreendente”, constata. Grande conhecedora da gastronomia mundial, Filomeno também se encanta com o cardápio do Tudo do Porco, no Mané Mercado.

A jornalista se entusiasma ao relatar que procurou “contar a história da cidade por meio de Lúcio Costa, Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Athos Bulcão”. Da Catedral de Brasília à Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, passando pelas exuberâncias do Palácio do Itamaraty e do Aeroporto,Mas quem está habituado a enxergar o Distrito Federal pela concretude da Praça dos Três Poderes há de se surpreender com as piscinas naturais do Parque Nacional de Brasília, outro ponto visitado pelo V&G.

A proposta é desvendar esse cenário de belezas invisibilizadas em meio a um cartão postal tão presente no dia a dia dos noticiários. E apresentar Brasília pelo olhar de sua natureza, de sua gente e de seu legado, para muito além do enredo político que movimenta o país.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade