Preconceito

Astrid Fontenelle revela que filho foi vítima de racismo e recebe apoio de Glória Maria

A apresentadora revela que mulher achou que seu herdeiro era funcionário de hotel

Publicado em 29/07/2021

Apresentadora do Saia Justa e Chegadas e Partidas, atrações do GNT, Astrid Fontenelle usou o Instagram nesta quarta-feira (28) para revelar que o filho, Gabriel, de 13 anos, foi vítima de racismo na Praia do Morro de São Paulo, na Bahia, local onde a família curte férias.

“A fulana o ‘confundiu’ com o funcionário do hotel que atende a praia. Pediu um colchonete pra ele. Mandei ela buscar no quiosque. Ficou com cara de espanto: ‘Como?!’. Na testa escrito, ‘mas ele não trabalha aqui?’”, contou a comunicadora.

“Sim, na cabeça dessa certamente basta ser preto pra ser o serviçal e aí está o racismo estrutural que gente como a tal senhora não quer entender. Me disse que ‘era coisa da minha cabeça’, falou q eu dava dando show porque era artista”, seguiu a famosa.

“Nada disso. Sou uma mulher bem informada que além de não ser racista sou antirracista! Esse é meu compromisso. Com meu filho e com qualquer outra pessoa preta. Esse olhar errado da sociedade é proibitivo!”, destacou Astrid.

“No final ele pediu desculpas pra ele. E eu ofereci um presente: o livro que estou lendo: Escravidão, do Laurentino Gomes. Ela não aceitou. Ele ficou desnorteado. Triste. Eu fiquei puta. Triste. Mas ainda bem que aconteceu comigo ao lado dele. Temos um longo caminho pela frente”, concluiu Fontenelle.

Alguns famosos deixaram mensagens de apoio nos comentários. “Querida, todo meu carinho para o Gabriel. Para pretos, como nós, essa é uma luta sem fim. Não importa se famosos ou não”, escreveu Glória Maria. “Triste e revoltante ver que isso é uma luta diária e que dói em quem vive esses momentos”, destacou Leilane Neubarth.

“Já nos aconteceram muitas vezes. Estou desenvolvendo uma técnica de abordagem anti-racista cool. Pra deixar bem explícito que ‘quem tá dando show é quem comete o ato e não reconhece o fato’… Mas sempre terminamos putos e tristes… Mas com menos lixo pra botar na lixeira”, afirmou Drica Moraes.

Veja:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade