Anos finais

Antes de morrer, Cláudia Jimenez foi substituída em duas novelas da Globo

Atriz abriu mão de papéis em Deus Salve o Rei e Quanto Mais Vida, Melhor!

Publicado em 20/08/2022

A novela Haja Coração (2016) representou o último trabalho da atriz Cláudia Jimenez nas novelas da Globo. Na trama escrita por Daniel Ortiz – uma releitura livre de Sassaricando (1987), de Silvio de Abreu -, ela deu vida a Lucrécia Abdalla, a tresloucada cunhada de Aparício Varella (Alexandre Borges).

O que talvez nem todos se recordem é que, depois desse papel, Cláudia esteve a ponto de atuar em outros dois folhetins do canal carioca. O primeiro foi Deus Salve o Rei (2018), onde a estrela foi escalada para uma participação especial como Margô, tia maluca da abilolada Lucrécia (Tatá Werneck).

No entanto, em seu primeiro dia de gravação, a atriz começou a passar mal em pleno estúdio de filmagem e acabou dispensada do compromisso. Em seu lugar, a produção escalou às pressas a atriz Cristina Mutarelli, que conduziu a personagem pelos poucos capítulos de que ela participava.

No ano passado, foi a vez de Cláudia Jimenez ser confirmada no elenco fixo de Quanto Mais Vida, Melhor!. Seria dela o papel de Tetê, vizinha fofoqueira de Nedda (Elizabeth Savala) e rival da mãe de Neném (Vladimir Brichta) na disputa pelo amor de Osvaldo (Marcos Caruso).

Pouco antes do início das gravações, porém, ficou decidido que a atriz deixaria o elenco da atração e Zezeh Barbosa assumiria seu lugar. Embora nunca tenha ficado totalmente esclarecido, especula-se que o motivo da mudança seria outra vez a saúde de Cláudia, até porque o folhetim de Mauro Wilson fora rodado em plena pandemia do coronavírus.

Os problemas médicos da estrela começaram em 1986, quando ela descobriu um câncer no mediastino, atrás do coração. Jimenez se submeteu a uma jornada de quimioterapia e chegou a receber alta. Pouco depois, no entanto, descobriu-se que os efeitos colaterais do tratamento haviam enfraquecido a musculatura cardíaca da paciente.

Essa questão prejudicou a participação de Cláudia também em outras novelas. Em 2014, ele vivia Zélia na novela Além do Horizonte e precisou deixar o elenco para se submeter a uma cirurgia para colocação de marca-passo – o terceiro procedimento cardíaco a que ela se submeteu após a químio.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade