Filmes e séries

NOVA TEMPORADA

JÁ DISPONÍVEL

viajando

Zeca pelo Brasil: Zeca Camargo retorna ao vídeo com programa “clichê de verão”

Programa desperdiça o talento do apresentador

Publicado em 22/01/2021

Festejada contratação da Band como diretor artístico, Zeca Camargo ainda não deixou sua marca na programação da emissora como executivo. No entanto, o jornalista retorna ao vídeo em especiais do Band Verão, que vem ocupando a linha de shows do canal no mês de janeiro. Um retorno fraco, se consideramos que Zeca Pelo Brasil é o típico “programa de verão” da televisão.

Houve um tempo em que emissoras abertas e pagas confundiam “programação de verão” com “programa feito na praia”. E tratava de transferir suas produções para as areias litorâneas do Brasil. Na prática, só mudava a paisagem. Era o mesmo programa de sempre, feito ao ar livre.

Zeca Pelo Brasil não é um programa de grade, portanto, não se enquadra na descrição acima. Mas, ainda assim, soa como um clichê de verão, ao colocar o apresentador passeando pelas areias do Rio Grande do Norte ao lado de convidados.

É uma atração com viés turístico, mas não agrega nada ao formato. Parece feito apenas para aproveitar a porção “viajante” de Zeca Camargo, conhecido por rodar o mundo com suas matérias.

Não é difícil fugir da fórmula pronta do programa de turismo. A própria Band já exibiu O Mundo Segundo os Brasileiros, que mostrava várias locações do planeta sob novas perspectivas. Já Zeca Pelo Brasil é apenas “mais do mesmo”. Viaja, mas não sai do lugar.

Desperdício

Trata-se de um desperdício do próprio Zeca Camargo, que tem uma bagagem cultural que o faz circular sob as mais variadas áreas. Tanto que, na Globo, fez de tudo um pouco. Mesmo escondido no É de Casa, ele ainda mostrava várias facetas, como seu gosto pela música e pela culinária.

Ou seja, a Band promoveu o retorno de Zeca ao vídeo num programa muito aquém de suas capacidades. Ao mesmo tempo, a emissora ainda não colhe os frutos de sua gestão à frente da direção artística. A emissora tem em mãos um profissional versátil e, portanto, devia aproveitá-lo melhor.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2023 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade