Futebol

Sucesso do Mundial de Clubes na Band prova que existe vida fora da Globo

Jogos da semifinal e final da competição garantiram audiência histórica na TV aberta

Publicado em 12/02/2022

Surpreendentemente a Globo ficou sem os direitos de transmissão do Mundial de Clubes da FIFA em 2022 e a Band conseguiu garantir com exclusividade esse grande evento do futebol. Muitos questionaram se um campeonato tão importante, fora do principal canal de TV aberta brasileiro não seria um problema. Preocupações com a audiência, qualidade e principalmente com a parte comercial rondaram os envolvidos, mas, passadas todas as etapas, esses medos ficaram para trás.

Infelizmente o Palmeiras não conseguiu vencer o Chelsea na final deste sábado (12), e com isso não foi dessa vez que o time brasileiro realizou seu sonho de ser campeão mundial. Mas para o futebol, para a TV e para a Band o saldo é mais do que positivo. Um grande sucesso, com uma audiência histórica que garantiu ao longo da partida, que começou às 13h30 e terminou próximo das 16h, médias acima de 20 pontos, com picos que bateram os 30.

Em determinado momento do jogo, a Band chegou a ter quase quatro vezes mais audiência que a Globo (26 pontos contra 7) e, somadas, as audiências da Globo, da Record TV e do SBT não atingiam a metade do registrado pela Band.

Esses números provam que, apesar da pulverização das plataformas que atualmente exibem jogos, ainda existe público para o futebol na TV aberta, especialmente em um canal com tradição no esporte como a Band. E, mais do que isso, mostra, com todas as credenciais possíveis, que fora da Globo futebol na TV também é garantia de sucesso.

Na Globo, provavelmente o mesmo jogo entre Palmeiras e Chelsea bateria os 40 pontos. Ótimo, isso também seria um sucesso, mas não teria o mesmo impacto histórico que teve para a Band. O canal da família Saad há anos enfrenta dificuldades na audiência: sua média diária não ultrapassa os 3 pontos, com picos que quando muito chegam a 5. Bater 30 pontos com uma partida de futebol traz oxigênio e ânimo para que a Band volte às suas origens esportivas e consiga êxito em mais produções, transmissões e com sua programação de maneira geral.

Investimentos têm sido feitos na Band, em um período que, com exceção da TV Globo, as demais emissoras, SBT e Record TV, estão com poucos recursos e insistem em reprises e enlatados velhos. Ver a Band com vontade de ir pra cima anima o mercado, estimula a competição e todos saem ganhando. A concorrência é sadia e deve ser comemorada!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade