Caso William Waack: posição transparente da Globo é digna de aplausos

Publicado em 09/11/2017

Na noite de ontem (08), o âncora William Waack foi notícia no jornal que comanda, o Jornal da Globo. Na abertura do noticioso, Renata Lo Prete, a âncora substituta, leu um comunicado da direção da Globo sobre a decisão do afastamento do jornalista. No comunicado, também enviado à imprensa, a emissora avisa que “está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida. Nele (…) alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista”.

O comunicado toma o cuidado de deixar claro que o afastamento do jornalista se dá para que o caso seja analisado, sem, em nenhum momento, já colocar o âncora como culpado. Diz ainda que iniciará conversas com Waack hoje para esclarecer os fatos. E reafirma o currículo e a extensa lista de bons serviços prestados pelo jornalista à empresa. Também reafirma a posição da emissora: “a Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante”, avisa.

Em todo este caso, chama a atenção a posição da Globo de se colocar de forma transparente diante de seu público. Não é o primeiro caso. O cantor Victor Chaves foi afastado do The Voice Kids em razão de uma denúncia de comportamento violento, enquanto José Mayer também foi afastado das novelas quando surgiu uma denúncia de assédio contra ele. Em todos estes momentos, o canal foi bastante claro e direto sobre o que estava acontecendo.

William Waack ainda não foi condenado a nada, mas a precaução da emissora em afastá-lo até apurar melhor o ocorrido foi a melhor das saídas. Num momento em que o canal se mostra em sintonia com as demandas sociais e promove campanhas sobre respeito, não tomar nenhuma atitude seria passar um atestado de hipocrisia. Além de coerente, a atitude da emissora demonstra, também, respeito ao seu público, tratando o caso de forma transparente, optando pela informação ao invés do silêncio.

Globo afasta William Waack da emissora por vídeo vazado com comentário racista

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade