Segue errando

Band desmoraliza a vencedora do Emmy Internacional

Emissora apresentou edição desqualificada de Ouro Verde e colheu rejeição do público

Publicado em 15/09/2020

Certamente os leitores que acompanham as notícias do Observatório da TV se recordam quando lá em 2019, logo ao anunciarmos a compra de Ouro Verde pela Band, sintetizamos o estrago que a trama portuguesa poderia causar à emissora dos Saad, uma vez que estariam descontinuando o filão de novelas turcas projetadas na grade do canal com resultados dos mais interessantes nos cinco anos anteriores e consequentemente destruiriam uma audiência fiel construída arduamente.

Um ano e dois meses depois, na noite desta segunda (14) a trama escrita pela renomada Maria João Costa e vencedora do Emmy Internacional como a Melhor Novela de 2018, concluiu seu ciclo na emissora completamente desmoralizada.

Pedro Carvalho participou de Ouro Verde e atualmente pode ser visto como Abel em A Dona do Pedaço (Reprodução: TVI)
Pedro Carvalho participou de Ouro Verde, novela da TVI (Reprodução: TVI)

Comprada a pedido do dono, João Saad, amigo de longa data de José Eduardo Moniz, um dos executivos da TVI (canal português que produziu a telenovela) que lhe ajudou com as negociações, Ouro Verde chegou ao Brasil cercada de expectativas por gente que desconhece o mínimo da própria história da Band.

Diogo Morgado e Joana de Verona como Jorge e Bia no último capítulo de Ouro Verde (Reprodução / Twitter)
Diogo Morgado e Joana de Verona como Jorge e Bia no último capítulo de Ouro Verde (Reprodução / Twitter)

A valer pela maneira trágica com que foi tratada, abaixo do aceitável, Ouro Verde cambaleou muito, não atraiu audiência, tampouco repercutiu. Uma ala da emissora demonstrou insatisfação com o que foi feito com a trama. “Oportunidade perdida”: disse um executivo da emissora em há poucos meses para nossa reportagem.

O tom soturno e a narrativa complexa e cheia de reviravoltas, repleta de mistérios, algo típico das grandes séries policiais e de suspense, não foram elementos o suficiente para despertar o interesse do público. E nem seria possível dentro das condições que ela foi proposta ao público, com um edição porca e inaceitável, que ocasionou perca total de toda a história, tornando-se um produto indigerível, com personagens cheios de nuances e incompreendidos.

Bia (Joana de Verona) em Ouro Verde
Bia (Joana de Verona) em Ouro Verde (Reprodução/TVI).

Por fim, Ouro Verde saiu do ar e abriu espaço para Floribella, que estreia na noite desta terça (15) após a Band dar uma verdadeira canseira no público. A mesma terá a missão de garantir um desempenho menos pior que a antecessora. Serão vários os desafios, além da quebra de público, levando em consideração que essa trata-se de uma infanto-juvenil.

O triste episódio que configurou-se Ouro Verde na Band, escancara a falta de planejamento de programação, o desrespeito com próprio público e reforça a velha história que se repete todo ano de que a emissora não é capaz de aprender com os próprios erros.

Canal viva exibirá Novamente Apaixonados, novela turca produzida pela FOX (Reprodução: FOX Turquia)
Canal viva exibiu Novamente Apaixonados, novela turca produzida pela FOX (Reprodução: FOX Turquia)

Em tempo, as novelas turcas migraram para o Viva, canal do Grupo Globo. Com Verdades Não Ditas e Novamente Apaixonados (a mais recente), elas elevaram em 3% a audiência no horário e tornaram-se o produto mais assistido da TV paga durante seu horário de exibição. Você quer, Band?

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade