Gafe histórica

Viva explica por que não exibirá Malhação marcada por “Roberto Marinho traficante”

Temporada transmitida ao vivo pela Globo fracassou em outubro de 1998

Publicado em 23/05/2023

Em mais uma intervenção nas reprises de Malhação, o canal Viva anunciou que não exibirá a temporada intitulada Malhação.com, exibida originalmente em outubro de 1998 e ficou marcada por uma gafe histórica. Para tentar levantar a audiência da novela, a Globo decidiu transmitir ao vivo a interação entre os personagens e o público, no auge das salas de bate-papo virtuais. O resultado foi uma grave acusação contra o todo-poderoso da emissora, Roberto Marinho (1904-2003).

“Roberto Marinho traficante!”, repetiu à exaustão um internauta com nome de usuário em referência ao então presidente Fernando Henrique Cardoso. André Marques, intérprete de Mocotó, tentou driblar a ofensa ao patrão: “Vamos segurar a onda aqui”, mas o telespectador conseguiu ser mais rápido e fez a Globo exibir a frase ao vivo na tarde de 7 de outubro de 1998.

A experiência ao vivo durou menos de um mês no ar, influenciada pela saia-justa e pela queda de audiência. A Globo reformulou a novela e trocou o cenário principal, da academia para o inesquecível Colégio Múltipla Escolha, onde a trama viveu o auge do sucesso e das revelações na dramaturgia.

No Twitter, o Viva explicou por que não exibirá Malhação.com: “Não conseguimos recuperar alguns episódios inteiros e alguns trechos da temporada, que foi apresentada ao vivo entre 1998 e 1999. Faltam materiais, o que compromete a narrativa e, por isso, Malhação.com não será exibida pelo Viva”.

O perfil ainda comunicou que o Globoplay deverá oferecer a temporada aos assinantes em 2024, “ainda que não esteja na íntegra”, sinalizando que a ofensa a Roberto Marinho dificilmente será resgatada.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.