Exclusivo

Musical de Chaves fará público trocar ódio político pelo amor da boa vizinhança, diz Fabiano Augusto

À coluna, intérprete de Roberto Gómez Bolaños fala da reestreia do espetáculo em São Paulo; leia entrevista

Publicado em 05/11/2022

O ator Fabiano Augusto estava ansioso para retornar aos palcos na pele de Roberto Gómez Bolaños. Veterano do teatro, da TV e da publicidade, o artista de 47 anos descobriu muitas semelhanças com o protagonista de Chaves – Um Tributo Musical, espetáculo que homenageia o comediante mexicano e que foi eleito o melhor musical brasileiro no Prêmio Bibi Ferreira, o mais importante do teatro. A peça reestreia em curtíssima temporada neste sábado (5), no Teatro Opus Frei Caneca, em São Paulo.

Em entrevista exclusiva à coluna, Fabiano Augusto conta que ficou fascinado ao ler a biografia de Chespirito (nome artístico de Bolaños) e comparar suas trajetórias: “Descobri que a história dele é parecida com a minha. Caímos na televisão ‘sem querer querendo’. Ambos somos introspectivos, não somos muito exuberantes. Bolaños era um homem muito simples, não gostava de chamar a atenção. Tímido, mas se transformava quando fazia os personagens. Era muito parecido comigo”.

O espetáculo, que retorna no mês em que a morte de Bolaños completa oito anos, cria o momento em que o comediante chega ao céu, ou melhor, ao Palhacéu, sendo recebido por palhaços brasileiros e relembrando sua carreira de escritor e roteirista, até assumir seus personagens mais famosos, Chaves e Chapolin. Lançada em 2019, a peça fez mais de 35 mil pessoas rirem e também chorarem com lembranças da vila e o encontro emocionante entre o criador, Bolaños, e a criatura, Chaves. O tributo musical foi o grande vencedor do Prêmio Bibi Ferreira de 2021, com cinco troféus.

“Muita gente torceu o nariz para o musical do Chaves. ‘Meu Deus, o que é isso?’. E as pessoas quebraram a cara, porque é lindo. Além de trazer de volta os personagens que a gente conhece, traz a memória do circo, do palhaço, a memória de ser artista. É uma peça que leva para vários lugares. Falamos de muita coisa, da arte, da comédia, do clown, da pureza da criança e da nossa própria pureza que perdemos com a vida, por ficarmos mais maduros, e recuperamos nesse espetáculo”, analisa Fabiano.

Fora do ar há dois anos, Chaves – Um Tributo Musical é fará o público matar a saudade de personagens e bordões cristalizados na memória de quatro gerações. O intérprete de Chespirito vai além. O espetáculo, que reestreia após o resultado da eleição presidencial, tem o poder de resgatar o amor e a “boa vizinhança” em tempos de ódio por política.

“As pessoas estão precisando desse espetáculo, depois de tanta coisa, depois de termos ficado sem teatro durante muito tempo, uma turnê foi interrompida. Nesse momento político em que ficamos embrutecidos, com muito ódio, vamos falar de amor, de amizade. Vamos trazer a boa vizinhança de volta. Estamos precisando de uma boa vizinhança, de carinho, de calor, da pureza do Chaves. A peça veio no momento certo”, comemora.

SERVIÇO

CHAVES – UM TRIBUTO MUSICAL

Teatro Opus Frei Caneca

Shopping Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP, 01307-001

Duração: 140 min.

Classificação: Livre

Acessibilidade

Ar-condicionado

Capacidade: 600 pessoas

Data: A partir de 5 de novembro.

Horário: 15h

INGRESSOS

A partir de R$50 (inteira) e R$25 (meia-entrada)

Obs.: Confira legislação vigente para meia-entrada

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:

Uhuu.com – com taxa de serviço

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade