Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Exclusivo

Globo obriga jornalista recém-contratado a abandonar podcast; substituto está definido

Repórter Vinícius Bueno, ex-Band, estreia na nova emissora em maio

Publicado em 25/04/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Recém-contratado pela Globo, como esta coluna publicou em primeira mão em 17 de abril, o jornalista Vinícius Bueno já enfrenta as escolhas que precisará fazer para realizar o sonho de trabalhar na principal TV do país. Prestes a deixar a Band, ele também sairá do podcast De Lavada, que comanda com o repórter João Paulo Cappellanes, da mesma emissora.

A coluna apurou que o contrato com Vinícius prevê exclusividade em qualquer plataforma audiovisual a partir do início do vínculo empregatício com a Globo, em maio, barrando projetos paralelos como o De Lavada, transmitido às segundas-feiras no YouTube e também disponibilizado na Deezer.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Desta forma, a Globo poderá aproveitar seu reforço tanto na TV quanto na internet. A página de esportes do canal tem podcasts específicos por time, incluindo o Palmeiras, especialidade de Vinícius. Ele conquistou profissionais do clube na cobertura diária para o Grupo Bandeirantes no rádio e na TV e, especialmente, na viagem ao Mundial de Clubes da Fifa, em fevereiro deste ano.

Nesta noite, irá ao ar a última participação do repórter, entrevistando o jornalista esportivo Rodrigo Vessoni. Na mesma edição, deverá ser anunciado o substituto de Vinícius, que a coluna apurou ser um dos profissionais esportivos mais renomados da Band. Após a divulgação desta reportagem, no encerramento do podcast, Cappellanes anunciou que o novo integrante será o narrador Ulisses Costa.

Pela primeira vez, Vinícius Bueno falou sobre a saída da Band e a proposta da Globo, que o surpreendeu por sua atual fase profissional.

“Quando a proposta chegou, me surpreendeu, porque estou com 31 anos de idade, já participei de outros processos seletivos da Globo quando mais novo. Eu estava tão feliz, e eu fui muito feliz na Band, em quase 8 anos, entre Campinas e São Paulo. Em agosto, eu completaria 5 anos na Band São Paulo. Na minha cabeça, o tempo já estava passando, é uma proposta que não chegaria, e chegou. É muito difícil falar não. A proporção do De Lavada na minha vida é tamanha que você e o Jorjão [sócio] ficaram sabendo da minha proposta antes dos meus pais. Primeiro falei com a minha namorada, depois da Gabi falei com o Cape e o Jorjão. É óbvio que quero dividir com minha família essas notícias, mas tenho um projeto aqui, trouxe pessoas para sonhar um sonho comigo, e tenho uma sociedade rolando e eu não vou poder mais fazer”, declarou Vini. Cappellanes emendou com sinceridade:

“Porque a Globo não permite, tem contrato de exclusividade. Eles têm podcasts também, então não faria sentido você ter um podcast individual sendo que pode fazer um coletivo do Grupo Globo. Assim, cara, foi um baque muito grande para a gente, porque aqui a gente vê também outra possibilidade para recurso, para conhecer pessoas, para as pessoas conhecerem atrás do profissional o ser humano que cada um tem dentro de si. Vou falar a verdade. Não fiquei 100% feliz com você e me senti um mau amigo. Depois falei para você que estava sendo muito egoísta porque, quando você veio com essa notícia eu não consegui vibrar 100%. Falei: ‘Cara, f…, o maluco vai sair do De Lavada’. Depois coloquei na mesa o que era bom e vibrei junto. Vai ser muito chato, muito difícil e muito triste poder dar uma continuidade ao projeto, que vai continuar. Eu não queria enterrar esse sonho. Fizemos 30 grandes lives, 30 convidados dos mais diferentes estilos!”, admitiu.

Cappellanes confessou ter pensado em encerrar o podcast antes de definir o substituto de Vinícius: “Quando o Vini falou que teria de sair, não pensei em nada: ‘Inicialmente vamos enterrar o projeto, eu não vou tocar sozinho, não vou conseguir tocar a parada sozinho’. Quando falo sozinho é no ar. Aí, conversando com um, conversando com outro, ouvindo muitas pessoas, a gente acabou consolidando uma ideia de fazer o De Lavada Podcast aqui no mesmo canal que vocês já acompanham, e a gente vai ter essa segunda temporada, se é que pode falar dessa maneira, com o Ulisses Costa. Ele, que também já tinha o interesse de ter um canal de podcast, foi o nosso primeiro convidado, ele vai se juntar ao De Lavada”.

Vinícius, emocionado, se despediu dos colegas e torceu pelo sucesso do projeto que criou ao lado de Cappellanes: “É um misto de sensação. Estou muito feliz com esse novo desafio, empolgado, ansioso, mas muito triste também de abrir mão disso aqui”.

A um inscrito do podcast, antecipou como será seu trabalho na Globo, também adiantado pela coluna: “Vou fazer reportagens esportivas na TV. Estou muito feliz, friozinho na barriga. Fui muito feliz na casa [Band] que me abraçou nos últimos cinco anos em São Paulo. É muito bom saber que estou saindo de portas abertas, com grandes amizades lá, e com esse friozinho na barriga de começar um projeto novo”.

Vinícius Bueno já trabalhou para o Grupo Globo, durante a Copa do Mundo de 2014, no portal esportivo da emissora. No mesmo ano, começou na rádio Bandeirantes em Campinas, onde acumulou experiência nos programas de TV regionais. Em sua experiência televisiva, também há uma passagem pela afiliada da Record na mesma cidade do interior paulista.

Natural de Poços de Caldas (MG) e formado em jornalismo pela PUC-Campinas, Vinícius Bueno, de 31 anos, chegou a São Paulo em 2017 para integrar a equipe do narrador José Silvério, lenda da rádio Bandeirantes e das transmissões esportivas. O jornalista também emplacou coberturas nos programas e telejornais da Band e do canal pago BandSports. Além do trabalho, conheceu na rádio sua namorada, Gabrielle Guimarães.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....