Selinho

Globo modificou beijo histórico de Rita Lee e Hebe Camargo em série biográfica

Cantora, que morreu na última segunda-feira (8), foi interpretada na TV por Camila Morgado

Publicado em 09/05/2023

A história do beijo entre Rita Lee e Hebe Camargo, contada nesta coluna em homenagem póstuma à cantora, foi recriada pela Globo para a série biográfica sobre a apresentadora. Entretanto, a emissora regravou o primeiro de centenas de selinhos da rainha da TV com mudanças em relação à cena original, transmitida ao vivo pelo SBT em 4 de agosto de 1997.

No sétimo episódio da série Hebe, exibido em 10 de setembro de 2020, a protagonista (Andréa Beltrão) surge em seu programa ruiva com óculos escuros, imitando Rita Lee (Camila Morgado) na música Só de Você. Segundos depois, Rita entra no palco interpretando a mesma canção, mas fingindo ser a amiga, com direito a peruca loira.

O dueto gravado pela Globo é idêntico ao transmitido pelo SBT em 1987, em que Hebe e Rita trocaram os papéis cantando Só de Você, com Roberto de Carvalho no piano. Na série, duas alterações dramatizaram mais a cena, porém modificaram profundamente um fato histórico na carreira da apresentadora.

A primeira mudança foi a provocação de Hebe ao marido, Lélio, que disse que ela não tinha peito para terminar o casamento. A loira, então, pediu que Rita apalpasse seus seios no ar. O toque e o protesto contra o cônjuge nunca ocorreram no programa do SBT.

O selinho que inicia este texto foi o segundo e mais importante incremento à cena. Como Rita Lee não iria aparecer mais na série (pelo menos no estúdio), a equipe optou por incluir erroneamente o primeiro beijo na reconstituição de 1987, embora Hebe e Rita se beijassem somente dez anos depois.

A reação de Hebe também sofreu alterações. No primeiro beijo de verdade, a apresentadora ficou surpresa e envergonhada com a ousadia de sua convidada, diferentemente da versão global, em que pareceu completamente à vontade.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade