Baú da Rita

Rita Lee volta às livrarias com título póstumo com potencial para adaptação para o teatro

Livro O Mito do Mito chega ao mercado em 29 de julho com enredo capaz de seduzir dramaturgos

Publicado em 12/06/2024

O conteúdo do baú deixado por Rita Lee Jones (1947-2023) após sua saída de cena vem aos poucos sendo revelado ao público. Dois dias após movimentar o mercado fonográfico com a divulgação do single Voando, versão da cantora e do marido Roberto de Carvalho para o clássico da música italiana Volare, a roqueira deve causar, desta vez no mercado literário.

Agendado para chegar às livrarias no dia 29 de julho, O Mito do Mito – De Fã e Louco Todo Mundo tem um Pouco é o segundo livro póstumos da cantora a aportar nas lojas e o primeiro romance de sua bibliografia iniciada com a edição da série de livros infantis Dr. Alex, publicada entre 1986 e 1992.

Com lançamento via Globo Editoras, O Mito do Mito apresenta sinopse curta. “Um consultório em um casarão antigo no centro de São Paulo. Um doutor que só atende depois do pôr do sol. Uma cantora em busca de respostas para uma pergunta que a persegue. E uma regra: ela só pode entrar na casa sozinha” diz o texto lançado à imprensa.

A julgar pelo suposto número de personagens e pelo teor dramático-psicológico que a sinopse dá a entender, o livro pode ser uma nova investida na seara de tributos teatrais que a cantora vem recebendo desde sua saída de cena. 

Nada menos do que dois musicais, Rita Lee – Uma Autobiografia Musical e República Lee – Um Musical, este com estreia agendada para 12 de julho no Teatro Viradalata, em São Paulo, celebram o legado da cantora, sendo o primeiro uma biografia oficial estrelada por Mel Lisboa – considerada sua melhor intérprete -, e o segundo uma história original contada a partir das canções da roqueira.

O Mito do Mito é livro iniciado em 2005, engavetado e retomado em 2019. A publicação, por vontade da artista, só deveria acontecer após sua morte. A divulgação do single Voando, feito para um disco de versões de cinema abortado pela dupla Lee & Carvalho, seguiu os mesmos padrões.

Alçada ao posto de best seller do mercado literário em 2016 com a edição de Rita Lee – Uma Autobiografia, a cantora lançou ainda títulos como Storynhas (2013), no qual assinou textos curtos ilustrados por Laerte, e Amiga Ursa (2019), título que a levou de volta ao universo infantil. 

Lançado poucos dias após sua saída de cena, o livro Outra Autobiografia narrou a batalha da artista contra o câncer e mostrou algumas impressões, como as tristezas ao saber das mortes de Gal Costa (1945-2022) e Elza Soares (1930-2022), além de celebrar nomes das novas gerações que lhe prestaram homenagens em vida.