Vale tudo

De BBB a Passa ou Repassa: Coluna lista cinco atrações da TV que também são “esportes”

Ministra Ana Moser enfureceu gamers ao declarar que esports não é uma modalidade esportiva

Publicado em 11/01/2023

Ministra dos Esportes, Ana Moser enfureceu a comunidade gamer ao declarar que esports não são esportes. Mas LoL e CS:GO podem ser equiparados a futebol, vôlei, atletismo e outras modalidades? Longe de incitar qualquer treta, esta coluna lista competições da TV que também podem se classificar como “esportes” (se até esports são…).

Um tweet que viralizou classifica esport como esporte porque “é uma atividade competitiva”, “tem regras fixas” e “quem participa está atrás de uma recompensa”. Intrigada com estes requisitos, a coluna pensou em inúmeras atrações da televisão brasileira, entre realities e game shows, que facilmente entrariam na categoria “esportes” ao lado do Lolzinho de quem reclamou da ministra.

Confira abaixo cinco atrações da TV que merecem até espaço em uma Olimpíada (nos próximos séculos):

Passa ou Repassa

Jogadores do Palmeiras conquistam troféu do Passa ou Repassa
Jogadores do Palmeiras conquistam troféu do Passa ou Repassa

Lendário game show da televisão, Passa ou Repassa reúne diversos testes de habilidades manuais, físicas e de concentração, além de perguntas que exigem esforço mental e raciocínio lógico. Como todo esporte, tem regras (os times podem repassar a pergunta ao adversário que, se não responder, paga com uma prova). O troféu passou a ser cobiçado por artistas, influenciadores e até atletas, como os jogadores do Palmeiras em dezembro de 2021. E é melhor do que quaisquer esports por ter torta na cara. É esporte ou não?

BBB

Arthur Aguiar e Paulo André no BBB22
Arthur Aguiar e Paulo André no BBB22

Se ainda restavam dúvidas de que o Big Brother Brasil podia ser considerado esporte, elas acabaram com a inclusão de atletas entre os confinados, em 2020. No BBB22, Paulo André, campeão mundial de revezamento, terminou em segundo lugar, provando que o reality show pode ser mais difícil que um torneio de atletismo. Provas de resistência, lista de regras e recompensas no decorrer da competição (além da convivência forçada com pessoas de índole duvidosa) validam o programa como modalidade esportiva (e o BBB 23 terá mais representantes!).

Show do Milhão

Jair Hermínio da Silva errou última pergunta do Show do Milhão em 2002
Jair Hermínio da Silva errou última pergunta do Show do Milhão em 2002 (Reprodução/SBT)

É uma atividade competitiva? Sim. Tem regras fixas? O participante pode pular uma pergunta, pedir ajuda a universitários e outros competidores ou eliminar respostas usando cartas. Quem participa está atrás de uma recompensa? Mais especificamente, R$ 1 milhão em barras de ouro que valem mais do que dinheiro. Sem dúvida, o Show do Milhão é uma modalidade esportiva e já foi o maior esport do Brasil (com o CD-Rom mais vendido da América Latina).

Olimpíadas do Faustão

Olimpíadas do Faustão
Olimpíadas do Faustão

Com esse nome, fica impossível não classificar as Olimpíadas do Faustão como esporte! Mais do que uma modalidade, o quadro clássico de Fausto Silva na Globo reúne diversas provas de habilidade, equilíbrio, força física e outros requisitos. Há quem torça o nariz por causa do excesso de entretenimento ou pela forma física do apresentador. Ao contrário do que possíveis detratores pensam, esta é uma das competições mais democráticas e inclusivas da TV. Todos os corpos podem participar!

Banheira do Gugu

Banheira do Gugu
Banheira do Gugu

Qualquer quadro do Domingo Legal nos anos 90, apresentado pelo saudoso Gugu Liberato, pode ser esporte. Quer prova aquática mais desafiadora do que a Banheira do Gugu? Os participantes precisam de força para se desvencilhar das musas e pegar os sabonetes e cuidado para não vazar um peitinho ou uma virilha mal depilada. A natação mundial precisa abraçar esta modalidade nos próximos campeonatos!

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

As informações e opiniões expressas nesta lista irônica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade