Troféu para mulheres

Atriz Maria Gal, de Poliana Moça, conquista primeiro prêmio como empreendedora

Intérprete de Gleyce em novela do SBT leva Prêmio Tarsila do Amaral por criar produtora para artistas negros

Publicado em 06/12/2022

Intérprete de Gleyce na novela Poliana Moça, do SBT, Maria Gal conquistou seu primeiro troféu como empresária. A atriz foi eleita empreendedora revelação no Prêmio Tarsila do Amaral, que homenageia mulheres atuantes em diversas áreas do mercado e leva o nome de uma das principais artistas plásticas do Brasil.

Maria Gal é CEO da Move Maria, empresa audiovisual destinada principalmente a artistas e outros profissionais excluídos do mercado por racismo. A atriz criou a produtora em 2017, após ter sido rejeitada em um trabalho por causa da cor da pele. Insatisfeita com a falta de espaço para ela e outros talentos negros no audiovisual, ela decidiu ser a fomentadora de oportunidades.

“Já fui preterida porque, segundo o diretor, o tom da minha pele não era tão comercial. Esta realmente é a mentalidade de quem manda no audiovisual hoje no Brasil. Quanto mais escuro, quanto mais características negras tiver, menos comercial o ator ou a atriz é, e eles devem constar em determinados estereótipos”, afirmou a atriz em entrevista a este colunista, em 2018, para o UOL.

Como CEO da Move Maria (inicialmente chamada Maria Produtora), idealizou o talk show antirracista Preto no Branco e arregaçou as mangas para tirar o projeto do papel. Dessa forma, conseguiu patrocínio e um horário no canal pago BandNews TV. Apresentadora do programa, Gal formou uma equipe com 58% de profissionais negros, percentual que subiu para 76% entre as mulheres.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.