Exclusivo

Atração da posse de Lula, Doralyce celebra poder de Miss Beleza Universal na TV e na sociedade

Cantora de megaevento em Brasília teve música no BBB e interpretou tema do Brasileirão no Premiere

Publicado em 31/12/2022

Na véspera da posse de Lula para seu terceiro mandato presidencial, artistas já desembarcam em Brasília para o Festival do Futuro, também apelidado de “Lulapalooza”, que reunirá mais de 60 atrações na Esplanada dos Ministérios. Uma delas é Doralyce, cantora que vem conquistando espaço na música, no ativismo político e na televisão.

Seu principal sucesso, Miss Beleza Universal, foi cantado por sisters das últimas quatro edições do Big Brother Brasil. A música empoderou mulheres e abriu espaços para Doralyce mostrar sua arte e seu discurso a favor da diversidade. Ela também embalou a trilha sonora do especial Falas Negras, da Globo, em novembro de 2020, e neste ano foi convidada para interpretar o tema do Brasileirão no Premiere, ao lado do grupo Samba Que Elas Querem.

Após quebrar barreiras na mídia tradicional, Doralyce se prepara para celebrar a posse de Lula. A artista se apresentará à 1h10 do dia 1° para o dia 2, no Palco Gal, dentro do show Duda Beat Convida, com a cantora e mais três convidados: Almerio, Luedji Luna e Zé Ibarra. Em entrevista exclusiva à coluna, a intérprete de Miss Beleza Universal exalta a importância de reunir as vozes que lutaram pela democracia brasileira nos últimos anos.

“É uma honra para mim estar junta de tantas artistas e artistes incríveis compondo o Festival do futuro, e, principalmente, depois dos anos de luta, de rua, de militância, de manifestação, de ato, de abaixo-assinado, de protesto, bomba, bala de borracha, bomba de gás, truculência da polícia. A gente vem, desde o golpe, vivendo retrocessos e lutando na rua pela garantia dos nossos direitos. Por ter sido a voz de Vamos Derrubar o Governo e de Canto da Revolução, fico muito feliz que a minha música inspirou tantas pessoas a lutarem por democracia, por seus direitos, pela sua emancipação. É um momento muito simbólico de representatividade, de poder ocupar um lugar que é onde militantes devem estar, porque nossa música é política. Mais do que entreter, é para informar e levar conhecimento”, analisa.

A cantora Doralyce
A cantora Doralyce

Doralyce e Lula se conheceram em 2016

Conterrâneos, Doralyce e Lula se conheceram há seis anos, quando a cantora pernambucana participou de um ato no Rio de Janeiro contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff e viralizou com a poesia A Democracia, um discurso potente contra as oligarquias que comandam a política brasileira.

“Minha história mudou em 11 de abril de 2016, quando Lula pediu para eu recitar uma poesia e teve repercussão nacional, passou na TV, muita gente começou a compartilhar minha fala, a música em que questiono: ‘A democracia é uma ditadura disfarçada?’, e hoje poder celebrar essa democracia eu acho mais que legítimo, porque a gente pediu muito. Agora a democracia e os nossos direitos vão valer! Vamos falar sobre inclusão, acessibilidade, equivalência de oportunidades, direito da mulher, dos povos indígenas, das pessoas pretas… das pessoas, não só a manutenção de privilégios de uma classe que já é favorecida e beneficiada por essa estrutura colonialista e escravocrata”, opina.

Doralyce intensificou o ativismo ao lançar o álbum Pílula Livre, com claro protesto contra a prisão do líder petista. Após a anulação das condenações, a cantora reencontro o futuro presidente eleito em junho de 2021, no encontro de artistas pela democracia.

Para o primeiro dia de 2023, ela já escolheu a música e o figurino ideais para comemorar a chegada do novo governo, com recorde de ministras, incluindo a cantora Margareth Menezes na Cultura e Anielle Franco, irmã de Marielle Franco e amiga de Doralyce, na Igualdade Racial.

“A música que não pode faltar é Miss Beleza Universal, porque é para dançar até o patriarcado cair, esse é o nosso compromisso! Meu figurino não vai ser vermelho nem verde, amarelo, azul e branco. Eu vou vestida com a cor da diversidade, que é onde me identifico. Vou vestida de embaixadora de revolução afetuosa e afrocentrada, mais conhecida como Miss Beleza Universal! Não vou contar a cor, mas é a cor da diversidade”, despista.

A potência de Miss Beleza Universal

Cinco anos depois de seu lançamento, o clipe de Miss Beleza Universal ainda recebe comentários de mulheres agradecendo Doralyce por tê-las livrado da opressão dos padrões. A artista se orgulha de ter expandido a mensagem para todos os setores da sociedade e provocado uma reflexão necessária sobre representatividade.

“Acredito que a música é um instrumento de transformação social. A música revela uma identidade. Em Miss Beleza Universal, falo o que muitas mulheres gostariam de dizer, que esse padrão não nos cabe, nos oprime, nos mata, nos silencia, e exatamente por isso a gente precisa rompê-lo. Fico muito feliz que seja um hino de emancipação para mulheres, como a versão feminista da música Mulheres [resposta de Doralyce à música famosa na voz de Martinho da Vila]. Este é o legado ancestral das minhas antepassadas, as mulheres pretas que lutaram por independência, e outros coletivos de mulheres que lutaram pela emancipação de todas as pessoas. Miss Beleza Universal fala sobre as idiossincrasias humanas, sobre o direito de ser diferente e d beleza da diferença. É uma música para cantarmos todo dia, para a nossa autoestima, e lembrar que o seu padrão é você e eu sou o meu padrão”, afirma.

Vamos vir com o governo com a cultura fortalecida, como base para educação, saúde, todas as outras esferas da sociedade. Uma cultura de afeto, de empatia, ligada à natureza, que proteja o meio ambiente, que recicle, que ressignifique, que recodifique. Estamos construindo uma nova sociedade. Vou poder falar mais de amor. Até que enfim vou poder falar mais de amor!

Doralyce

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade