Apelação

Âncora da Globo aponta homofobia da imprensa ao transformar fala sobre queijo em “intimidade gay”

Marcelo Cosme citou marido no Jornal Hoje, mas portais desvirtuaram comentário para 'polêmica sexual'

Publicado em 22/05/2023

O jornalista Marcelo Cosme tem se tornado uma das figuras mais necessárias da comunicação em relação ao combate à LGBTfobia. Nesta segunda-feira (22), o âncora da Globo e da GloboNews criticou a repercussão preconceituosa de supostos veículos jornalísticos de um trecho de dez segundos do Jornal Hoje do último sábado, apresentado por ele.

No telejornal, Cosme comentou uma reportagem sobre queijos dizendo seu favorito, mas uma frase rendeu cliques a portais desesperados por atrair audiência com supostas discussões morais: “Sou casado com um mineiro”.

O jornalista citou alguns títulos sensacionalistas que transformaram a fala sobre queijo em uma “intimidade gay”, apelando para a concordância ou discordância do público quanto ao suposto fato: “Apresentador da Globo ‘ignora’ protocolo ao vivo e revela intimidade curiosa com o esposo durante o Jornal Hoje”, “Marcelo Cosme compartilha momento íntimo com o marido durante o Jornal Hoje”, “Apresentador da Globo se empolga e expõe intimidade com marido: Quem não gosta?”, “Após censura a beijo lésbico, apresentador da Globo escancara intimidade com marido”.

Sem corporativismo, Marcelo Cosme sentenciou: a repercussão das páginas pretensamente jornalísticas foi homofóbica, já que o titular do Jornal Hoje, Cesar Tralli, jamais teria fala semelhante adulterada para incitar falso debate sobre sexualidade.

Os portais homofóbicos manipularam o comentário de Marcelo Cosme porque envolve um relacionamento gay, que costuma atrair defensores e preconceituosos. Ambos, por sua vez, clicam na reportagem inescrupulosa ou se apegam ao título desonesto, que desinforma em vez de resumir a notícia para o leitor não precisar clicar. A audiência vem, pelo amor ou pelo ódio.

Os supostos redatores e editores de portal sabem que “intimidade” gera duplo sentido. O jornalismo não deveria incitar debates inúteis nem fazer suspense. Entretanto, fez o leitor acreditar que um âncora gay da Globo falou sobre transar com o marido durante um jornal na hora do almoço.

Graças a atitudes como a de Marcelo Cosme, parte do público começa a analisar que sites que se dizem jornalísticos simplesmente aproveitam a televisão e as celebridades para produzir conteúdo mentiroso e inescrupuloso. Esta coluna apoia o jornalista da Globo.

Assista abaixo ao vídeo de Marcelo Cosme publicado no Instagram:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade