Opinião

Análise: Globo consagra Eliana no Criança Esperança e abre caminho para desidratar SBT

Apresentadora rouba as atenções em reunião inédita na TV e descobre seu poder em outro canal

Publicado em 08/08/2023

Em um Criança Esperança recheado de globais, a principal atração veio do SBT. Eliana roubou as atenções ao lado de Angélica e Xuxa Meneghel. A inédita reunião do trio de loiras na noite da última segunda-feira (7) levantou a audiência, encheu as redes sociais de nostalgia e foi comparada ao intervalo do Super Bowl, ícone da TV norte-americana. A primeira grande aparição da “cria” de Silvio Santos na Globo não pode ser a única.

Durante duas décadas, as três apresentadoras marcaram gerações como “babás eletrônicas”, porém em canais diferentes. O primeiro encontro na TV só ocorreu em 2021, no SBT, quando Xuxa, já fora da Record, recebeu Eliana em sua casa. Angélica, sem vínculo com a Globo, participou remotamente.

Desta vez, a formação presencial do “Megazord” infantil só ocorreu porque o SBT liberou sua principal artista. Autorizada para visitar a concorrência, Eliana cantou Os Dedinhos, discursou contra a rivalidade feminina e foi ovacionada pelo público.

Das três loiras, Eliana é a única que não precisou da Globo para ser estrela e quem melhor transicionou a carreira para o público adulto. Há 18 anos, reina nos domingos sempre dominados por homens na TV. Nas redes sociais, acumula mais fãs do que Xuxa e Angélica somadas. É a artista mais seguida do SBT, ativo tão importante atualmente quanto os números do Ibope. Se a audiência digital não acompanha a de seu programa, pelas limitações e pela crise artística da rede de Silvio Santos, a Globo tem o alcance que Eliana merece e o interesse de abocanhar o sucesso dela na internet.

Nos últimos anos, a Globo vem desidratando a concorrência ao contratar campeões de popularidade nas redes sociais. Tirou Larissa Manoela do SBT, em fevereiro de 2020, e Sabrina Sato da Record, em janeiro de 2022. Hoje, Eliana acumula tantos seguidores quanto os que a atriz e a apresentadora tinham quando trocaram de casa.

No Instagram, Eliana é maior do que a Globo. No Twitter, os dois vídeos da emissora com maior engajamento durante o Criança Esperança são os da participação da apresentadora. A participação impulsionou as doações, turbinou a audiência e “quebrou” a internet. Atendeu a todas as expectativas do canal. Agora, só falta o contrato.

Eliana ressaltou que, no Criança Esperança, representa o SBT e o Teleton, do qual é madrinha. Não troca de emissora por respeito e gratidão a Silvio Santos, que a lançou como apresentadora infantil. Aos 92 anos e aposentado, o “patrão” já entregou o comando da rede para as herdeiras e certamente deseja o melhor para a carreira de sua “cria”. No fundo, até ele conta os minutos para perdê-la. Questão de tempo, porque a oportunidade chegou.

Quer crescer, Eliana? Não perca seu tempo em um canal que se apequena a cada dia e depende de um time de futebol para pontuar dois dígitos. Vá para a Globo, porque o público te quer lá (basta ler os incontáveis pedidos na web durante a transmissão do Criança Esperança). Vá, porque a Globo te quer.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

As informações e opiniões expressas nesta crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade