Além da Ilusão

Fenômeno, Larissa Manoela estreia na Globo como atriz de novela mais seguida na web

Protagonista de nova trama das seis ultrapassa 43,6 milhões de fãs no Instagram

Publicado em 07/02/2022

Após dois anos, Larissa Manoela finalmente estreará na Globo. Ela já trabalhou no canal no passado, mas em Além da Ilusão volta com o status de celebridade e fenômeno nas redes sociais. Com 43,6 milhões de fãs, tornou-se a atriz de novela com mais seguidores no Instagram durante seu período na “geladeira”. Ao contratar a ex-estrela do SBT, a emissora espera atrair essa multidão para o lançamento desta segunda-feira (7).

Larissa Manoela foi oficialmente anunciada pela Globo em 19 de fevereiro de 2020, quando interpretava Mirela em As Aventuras de Poliana (SBT). Não havia coronavírus no Brasil (o que faz este ínterim parecer uma eternidade), e a emissora planejava exibir Além da Ilusão naquele mesmo ano, sucedendo Nos Tempos do Imperador. Com a suspensão dos trabalhos em razão da pandemia, a atriz precisou adiar seu retorno à TV, e esta pausa foi fundamental para ela e para o canal.

Mesmo sem atuar, Larissa não deixou de aparecer na TV aberta e participou de vários programas da nova emissora: É de Casa, Fantástico, BBB, Altas Horas, Se Joga, Caldeirão… a Globo estimulou o fã-clube da artista a esquecer o SBT e trocar de canal. O “congelamento” forçado também foi positivo para ela, que pôde dar sequência a outros projetos assinados antes do contrato com a rede carioca. Entre 2020 e 2021, protagonizou três filmes da Netflix (Modo Avião, Diários de Intercâmbio e Lulli).

No período, a Globo pôde, enfim, se apropriar da imagem de Larissa, muito atrelada ao SBT. Além de ainda aparecer em Poliana, foi na rede de Silvio Santos que a atriz tornou-se um estouro de popularidade. Da eterna vilã Maria Joaquina, de Carrossel, às gêmeas Isabela e Manuela, de Cúmplices de um Resgate, a adolescente cresceu sob o olhar atento do público e arrebanhou um fã-clube fiel e apaixonado, semelhante ao das estrelas teen em outros países.

Este fandom cresceu assustadoramente nos últimos dois anos. Larissa chegou à Globo com 29,2 milhões de fãs no Instagram, quantidade que já a colocava no pódio das atrizes da emissora mais seguidas na rede social, à frente de protagonistas como Paolla Oliveira, Juliana Paes e Isis Valverde. Marina Ruy Barbosa, com 35,8 milhões, estava na segunda posição. Tatá Werneck, em primeiro lugar, acumulava 39,5 milhões.

Da primeira foto na nova casa à estreia de Além da Ilusão, Larissa ganhou mais de 14 milhões de fãs, ultrapassando Marina. Tatá, que ainda é a artista global mais seguida no Instagram (51,5 milhões), já anunciou que não voltará a gravar novelas. Ou seja, quando o assunto é novela, nenhuma atriz da Globo tem fã-clube maior do que Larissa Manoela.

A Globo tem dado ainda mais importância aos números nas redes sociais na hora de escalar o elenco de suas novelas. Basta lembrar o trio de protagonistas de Deus Salve o Rei (2018): simplesmente as três campeãs de popularidade na web naquele ano (Tatá Werneck, Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa). Apesar da qualidade questionável da trama, gerou engajamento.

Com Larissa Manoela e Rafael Vitti (marido de Tatá) como par romântico, Além da Ilusão atingirá mais de 100 milhões de fãs, somando os perfis dos três artistas. A Globo espera converter boa parte deste fandom em audiência na TV e, principalmente, no Globoplay.

Larissa começou na Globo com apenas oito anos, interpretando Dalva de Oliveira na minissérie Dalva e Herivelto, Uma Canção de Amor (2010). Ao contratá-la de volta, a rede carioca trouxe não apenas a atriz, mas também a influenciadora digital capaz de transformar qualquer produção em assunto mais comentado na internet. A estreia de Além da Ilusão será o primeiro teste.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.