Preparação

Como assim? Vilão de Alma Gêmea ficou três dias em cadeia na vida real: “Irreconhecível”

Alexandre Barillari relembrou a preparação para o papel

Publicado em 09/06/2024

O personagem Guto (Alexandre Barillari) é um dos destaques da reprise de Alma Gêmea, que está no ar na Globo. O bandido, que é o assassino de Luna (Liliana Castro), é apaixonado por Cristina (Flávia Alessandra) e ajuda a vilã em suas piores armações. Já a filha de Débora (Ana Lúcia Torre) o engana com falsas promessas, e faz dele seu fantoche.

O papel na trama permitiu ao ator deixar de lado a linha de galãs e protagonizar um vilão clássico. Para se preparar, ele visitou um presídio e conversou com detentos que cometeram homícidios.

O Walcyr (Carrasco) me chamou e disse que queria que eu viesse irreconhecível. Fui três dias em um presídio e conversei com os presos. Naquela época, a maioria havia cometido homicídio. Notei que era através do olhar deles que expressavam a tragédia. Levei para o Guto essa expressão nos olhos. A partir do Guto, passaram a me chamar pelo nome nas ruas. Foi a minha virada na carreira”, disse ele em recente entrevista ao GShow.

Guto (Alexandre Barillari) de Alma Gêmea

Seu primeiro papel fixo em novelas foi em Salsa & Merengue (1996). Logo depois, fez participações em produções como O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003) e Sítio do Picapau Amarelo (2002-2005).

Depois da trama de Walcyr Carrasco, Alexandre Barillari também apareceu em outras emissoras. Ele esteve em folhetins como Cristal (2006), no SBT e Caminhos do Coração (2007), Bela, a Feia (2009), Dona Xepa (2013) e Belaventura (2017), da Record.

O último trabalho de Alexandre Barillari foi uma participação em Nos Tempos do Imperador (2021). Ele deu vida a Prudêncio, um pintor que vai à Guerra do Paraguai para retratar o conflito em suas obras. Atualmente, ele continua trabalhando no audiovisual.