Nos anos 1980

Relembre as músicas de Tina Turner que fizeram parte de trilhas sonoras de novelas

Cantora faleceu nesta quarta-feira (24), aos 83 anos

Publicado em 24/05/2023

Nesta quarta-feira (24), a notícia da morte da cantora Tina Turner, aos 83 anos, entristeceu admiradores em todo o mundo. A artista faleceu em sua casa, na cidade de Kusnacht, próxima de Zurique, na Suíça, e a causa não foi divulgada. Numa pequena homenagem desta coluna, relembramos no Observatório da TV as canções imortalizadas por Tina Turner que integraram trilhas sonoras de novelas.

A primeira foi ‘Let’s Stay Together’, que esteve na trilha de Transas e Caretas (1984), escrita por Lauro César Muniz para a faixa das 19h da TV Globo. Era o tema de Thiago (José Wilker), que formava com o irmão Jordão (Reginaldo Faria) e a bela Marília (Natália do Valle) um triângulo amoroso.

No mesmo ano, a novela das 20h Partido Alto, de Aguinaldo Silva e Glória Perez, também contou com um tema na voz de Tina: ‘Help’, regravação do sucesso dos Beatles. Em 1985, a trama das 19h Um Sonho a Mais, de Daniel Más e Lauro César Muniz com coautoria de Mário Prata, teve ‘Private Dancer’, que ilustrava cenas de Renata (Susana Vieira).

Em 1986, não apenas Tina Turner esteve presente com ‘Better Be Good To Me’ na trilha de Cambalacho, mais uma novela das 19h, de Silvio de Abreu, embalando as cenas de Tina Pepper (Regina Casé), personagem que a reverenciava na história inclusive no visual, além do nome claramente inspirado no seu.

Em 1987, O Outro, de Aguinaldo Silva, ocupou o horário das 20h e de sua trilha sonora constou ‘Two People’, tema do casal jovem Zezinha (Cláudia Abreu) e Pedro Ernesto (Marcos Frota). Outra novela das 19h de Silvio de Abreu, Sassaricando (1987-1988) exibiu cenas da esfuziante Tancinha (Cláudia Raia) ao som de ‘Paradise Is Here’.

Em Top Model (1989-1990), de Walther Negrão e Antonio Calmon, outro cartaz das 19h na TV Globo, Tina Turner ilustrou com ‘I Don’t Wanna Lose You’ os dramas de Arthur (Jonas Torres), que para se afastar de Olívia (Gabriela Duarte) chega a corresponder ao interesse da irmã dela, Jane Fonda (Carol Machado).

Em 1994, a produção independente da TV Plus, 74.5 – Uma Onda no Ar, que teve argumento de Domingos de Oliveira e, entre seus autores, Chico de Assis, Eloy Araújo e Rose Calza, apresentou como tema de abertura ‘I Don’t Wanna Fight’, na voz de Tina Turner. A novela era atração da TV Manchete e no elenco estiveram Letícia Sabatella, Ângelo Antônio, Raul Gazolla, Cecil Thiré, Gracindo Júnior e Esther Góes, entre outros.

Em 2019, Verão 90, de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, outra história global das 19h, fazia muitas referências à decada de 1980, e Tina Turner não poderia faltar na trilha sonora. Aqui a música escolhida foi ‘The Best’.