In Memoriam

Eva Wilma, Luís Gustavo, Sandra Bréa e outros atores da novela Elas por Elas que já morreram

Mais de 10 integrantes do elenco fixo da história nos deixaram, nos 40 anos decorridos da primeira exibição

Publicado em 31/01/2023

Em 16 de janeiro, o Globoplay incorporou a seu catálogo, como parte do Projeto Resgate, a novela Elas por Elas, de Cassiano Gabus Mendes. Sucesso do horário das 19h da TV Globo em 1982, a história tem um elenco de grandes estrelas, das quais infelizmente uma parte já nos deixou. O In Memoriam do Observatório da TV as relembra.

Das sete amigas cujo reencontro 20 anos depois de saírem da escola serve de ponto de partida para a novela, três já faleceram. Eva Wilma (Márcia) tinha 87 anos quando morreu, em 2021, vítima de um câncer de ovário.

No mesmo ano perdemos Mila Moreira (Marlene), com 75 anos. A atriz sofreu uma parada cardíaca após um episódio de gastroenterite. Em 2000 faleceu Sandra Bréa (Wanda), depois de enfrentar um tumor no pulmão e problemas de saúde relacionados ao vírus HIV.

Intérprete do atrapalhado detetive Mário Fofoca, contratado por Márcia para descobrir quem era a mulher que estava com seu marido Átila (Mauro Mendonça) quando da morte deste num motel, Luís Gustavo marcou a novela. O ator nos deixou em 2021, aos 87 anos, vítima de câncer de intestino.

Casado com Eva Wilma desde o final dos anos 1970, Carlos Zara (Jaime) faleceu em 2002, aos 72 anos, de insuficiência respiratória e câncer de esôfago, um quadro que levou o ator à falência múltipla de órgãos. Na história de Elas por Elas, Jaime era marido de Helena (Aracy Balabanian), uma das amigas. Mário Lago (Miguel) era o pai de Aracy na ficção, e morreu aos 90 anos no mesmo ano que Zara, de edema pulmonar.

Filho de Jaime e Helena e herdeiro do patrimônio do avô, Gil se envolvia com Miriam (Tássia Camargo), que está diretamente ligada à família por ser ela na verdade a herdeira, trocada na maternidade por Eva (Nathalia Timberg) a mando do milionário Miguel. Lauro Corona interpretava o jovem, e nos deixou aos 32 anos em 1989, de problemas de saúde decorrentes do vírus HIV.

Os intérpretes dos pais de Mário e Wanda, Evilásio e Raquel, já faleceram. Felipe Carone foi vítima de câncer de esôfago em 1995, enquanto a causa da morte de Ana Ariel, em 2004, quando a atriz contava 73 anos de idade, não foi divulgada. Laerte Morrone (Roberto) nos deixou em 2005, aos 72 anos, depois de passar por complicações pulmonares surgidas após uma cirurgia de vesícula.

Os atores que viveram Silvio e Vilma, pais de Marlene, também nos deixaram há algum tempo. Paulo Gonçalves, que pôde ser visto em 2022 como Gaspar em Pão-pão, Beijo-beijo (1983), teve câncer de pâncreas e faleceu em 1986, aos 61 anos. Irmã de Chico Anysio, mãe de Cininha de Paula e avó de Maria Maya, Lupe Gigliotti partiu em 2010 aos 84 anos, de câncer de pulmão.

Intérprete de Rubão, marido de Carmem (Maria Helena Dias), outra das sete amigas, Ivan Cândido faleceu em 2016, aos 84 anos, de pneumonia. Ana Helena Berenger viveu Vick, filha de Rubão e Carmem na novela, e faleceu aos 48 anos em 2009, de câncer de mama. Confira o vídeo!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade