Nas livrarias

Eterna Escrava Isaura, Lucélia Santos celebra 50 anos de carreira em livro biográfico

Atriz é candidata a uma vaga de deputado federal pelo Rio de Janeiro neste ano

Publicado em 08/09/2022

Lucélia Santos é uma atriz brasileira que ganhou o mundo pelo desempenho como protagonista da novela Escrava Isaura. Produzida entre 1976 e 1977, a novela é um dos produtos audiovisuais mais vendidos pela TV Globo, e de sucesso no mundo todo.

Em 2022, Lucélia completa 50 anos de carreira, e celebra a data com o lançamento de um livro biográfico. Escrito pelo jornalista Eduardo Meirelles, Lucélia Santos: Coragem para Lutar tem prefácio de José Genoíno e conta com depoimentos de personalidades como Betina Vianny, Cristina Pereira, Carlos Minc, Zezé Weiss, Angela Mendes, Gomercindo Rodrigues, Sônia Guajajara, Luiza Erundina, Matheus Nachtergaele, Fernando Gabeira e Pedro Henrique Neschling, filho da atriz.

Isaura (Lucélia Santos) e Álvaro (Edwin Luisi) (Divulgação/TV Globo)
Isaura Lucélia Santos e Álvaro Edwin Luisi em Escrava Isaura DivulgaçãoTV Globo

Lucélia Santos soube usar da fama em prol de seus valores e não somente para enriquecer ou para benefício próprio. Na biografia, lançamento da Editora Telha, os leitores podem conhecer histórias e ter acesso a depoimentos que narram a trajetória de uma mulher que fez de seu personagem mais icônico, uma escrava, o trampolim para que sua voz, imagem e ações convergissem em uma luta – travada até hoje – contra discursos de ódio e em defesa das minorias.

Entre outros trabalhos marcantes de Lucélia Santos na televisão, estão as novelas Locomotivas (1977), Água Viva (1980), Ciranda de Pedra (1981), Guerra dos Sexos (1983), Vereda Tropical (1984/85), Sinhá-Moça (1986) e Cidadão Brasileiro (2006).

Lucélia Santos nas Eleições 2022

Lucélia é candidata a deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro nas eleições de 2022, e conta com o apoio de artistas como Glória Pires, Chico Buarque, Louise Cardoso, Chico Diaz e Bia Lessa, além de jornalistas e políticos como Eduardo Suplicy, Fernando Gabeira, Geraldo Alckmin e Randolfe Rodrigues.

A atriz esteve no front de diversos movimentos e batalhas políticas nos últimos 40 anos, desde as movimentações em defesa da Anistia aos presos políticos, as Diretas Já, o processo de surgimento da figura Luiz Inácio Lula da Silva, a fundação do Partido dos Trabalhadores e do Partido Verde, em cuja construção no período de redemocratização teve papel fundamental.

Lucélia Santos: Coragem para Lutar conta como foi fundamental a relação de Lucélia como agente de construção de acordos bilaterais com a China que, à época, acabara de sair da Revolução Cultural e abria-se para o mundo capitalista.

Foi peça chave para as primeiras construções de acordos comerciais e culturais entre Brasil e China que estão vigentes até os dias atuais, sendo a China, hoje, uma das maiores parceiras do Brasil no que tange ao comércio exterior.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade