Vazou

Depois do retorno de Antonio Fagundes às gravações, gafe em O Rei do Gado tirou diretor do sério

Instruções de Luiz Fernando Carvalho a Glória Pires e Fábio Assunção puderam ser ouvidas pelo público

Publicado em 04/02/2023

Algumas semanas depois de Antonio Fagundes se ausentar por 20 capítulos de O Rei do Gado, novela de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1996-1997, e retornar às gravações como o personagem-título, Bruno Berdinazzi Mezenga, uma gafe levada ao ar tirou do sério o diretor-geral, Luiz Fernando Carvalho.

No capítulo 104, levado ao ar em 15 de outubro de 1996, os milhões de telespectadores que acompanhavam a história na faixa nobre da TV Globo acompanharam, durante mais ou menos um minuto, as instruções passadas pelo diretor, fora de cena, para os atores Glória Pires e Fábio Assunção, nos papéis de Rafaela e Marcos.

Num dos cafezais de Geremias Berdinazzi (Raul Cortez), o rico tio de quem deseja ser herdeira, Rafaela faz amor com Marcos, seu primo – filho de Bruno. Durante a cena, é possível ouvir o diretor dizendo coisas como “Atenção, Fábio, chegando” e “Vai, beijando, beijando…”.

A bola fora ocorreu porque, na hora de levar O Rei do Gado ao ar naquela noite, o Centro de Exibição da Rede Globo apresentou a referida cena com seu som original, e não o material tratado e sonorizado devidamente, como seria o certo.

Ao ver o que aconteceu, Luiz Fernando Carvalho tratou de averiguar se sua equipe tinha alguma responsabilidade pelo fato, o que não se comprovou. “A cena estava técnica e artisticamente correta”, disse Carvalho na ocasião a Eni Creimer, de O Globo.