Emocionante

Velho do Rio morre e dá lugar para pessoa inesperada no final de Pantanal

A entidade tem seu merecido descanso e nomeia substituto

Publicado em 22/09/2022

O que acontece com o Velho do Rio em Pantanal? A entidade tem o seu merecido descanso e ‘morre’ no último capítulo da novela.

Morte, na verdade, é uma força de expressão. O personagem de Osmar Prado simplesmente deixa de existir e dá a entender que voltou para o além. Entretanto, ele dá lugar para outra pessoa.

A cena é emocionante e uma das mais emblemáticas da versão da Manchete, exibida originalmente em 1990. Na Globo, será reproduzida praticamente sem alterações.

Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal
Velho do Rio Osmar Prado em Pantanal

Encontro emocionante

O final do Velho do Rio tem relação com a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira). Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto.

Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite. Após fazer a passagem, o poderoso vê pela primeira vez o velho na foto tirada por Jove (Jesuíta Barbosa).

Leôncio vira espírito e clama pelo pai. “Eu tô lhe vendo!”, dispara, tomado pela emoção. É nessa hora que ele encontra o Velho do Rio pela primeira vez.

“Então não era mentira! Você tá vivo! Me deixou esse tempo todo nessa agonia!”, dispara.

A entidade confirma. “Eu tô. E agora nós dois tâmo vivo!”, responde.

Osmar Prado no papel de Velho do Rio em Pantanal
Osmar Prado no papel de Velho do Rio em Pantanal

A morte do Velho do Rio

José Leôncio questiona porque o velho nunca apareceu pra ele. O andarilho diz que ele nunca acreditou em sua existência. “Eu deixei que você viesse em meu encontro”, diz.

O velho – que é Joventino, pai de Leôncio -, confirma que morreu picado por uma cobra quando foi caçar marruás na mata. Entretanto, ele se transformou na entidade que cuida do Pantanal.

Mas, com a morte do fazendeiro, Velho avisa que vai descansar. “Chegou a minha hora de descansar”. Ele parte e desaparece, deixando suas vestimentas para o filho.

Velho do Rio morre e José Leôncio toma o seu lugar. Assim como na Pantanal de 1990, o poderoso aparece de mãos dadas com a filha de Juma (Alanis Guillen) e Jove e com o filho de Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater).

Leia mais textos deste colunista.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade