
Em Além da Ilusão, Úrsula mostra que é uma pessoa desprezível. A vilã interpretada por Bárbara Paz será capaz de cometer um crime. Pior que isso, colocará a culpa em uma pessoa inocente.
Veja também:
Tudo começa quando ela encoraja Joaquim (Danilo Mesquita) a desviar dinheiro da tecelagem. O crápula logo concorda, já que sua relação com Isadora (Larissa Manoela) está estremecida.
Acontece que o mau-caráter rouba logo o dinheiro para fazer uma obra no rio local. Joaquim chega a contratar um engenheiro, mas o serviço não é realizado. O resultado é uma enchente que atinge a vila operária.
Para completar, a água é contaminada, o que gera doenças em muitos trabalhadores. Mas, para livrar o filho dessa culpa, Úrsula é capaz de armar um plano macabro.

Úrsula prejudica Fátima
A megera pensa logo em livrar Joaquim de qualquer suspeita. Para isso, vai roubar um documento de Fátima (Patrícia Pinho) e dar um jeito de incriminar a mulher pelo roubo do dinheiro.
Desse modo, tanto a comerciante quanto seu marido, Benê (Cláudio Jaborandy) vão pagar caro. Eles ficarão sob suspeita de Violeta (Malu Galli) e Eugênio (Marcello Novaes).
Quem também é afetada é Olívia (Débora Ozório). A moça, que foi criada pelo casal, fica mal vista na fábrica. Ninguém sabe, mas a nova supervisora é a verdadeira filha de Heloísa (Paloma Duarte).
Com isso, Úrsula prejudica a família toda, enquanto Joaquim paga de sonso. Para eles, é a vingança perfeita contra Olívia após a operária ter organizado a primeira greve na tecelagem.