
A vida de Tertúlio (José de Abreu) vai mudar da água para o vinho em Mar do Sertão. O coronel leva um duro golpe de quem menos espera: Tertulinho (Renato Góes).
Veja também:
- Prestes a sepultar o cadáver de Agatha, Petra morre do coração ao descobrir qual é o segredo de Hélio em Terra e Paixão
- Após ser feita de babaca, Angelina mata charada e descobre segredo sinistro de Agatha em Terra e Paixão
- Caixão aberto: Conheça Damião, personagem enigmático que fará José Inocêncio sangrar no remake de Renascer
O crápula acata a sugestão de Deodora (Débora Bloch) e decide interditar o próprio pai. Mesmo vendo o velho aceitar passar com um psiquiatra, ele decide agir.
Não demora para Márcio (Gabriel Godoy) conseguir o documento que afasta o coronel dos negócios. Assim, Tertúlio perde direito de comandar a fazenda e todos os seus bens.

Coronel escorraçado
Sem escrúpulos, Tertulinho avisa o pai que ele conseguiu sua interdição na Justiça. O velho cai para trás com a informação e fica desacreditado.
Tertúlio surta ao saber que perdeu o seu poder. Para piorar, ele é escorraçado de sua própria casa e decide fazer as malas, mostrando todo o seu ódio.
Com isso, Tertulinho assume o comando de tudo. Ele não sente piedade pelo coronel e avisa que é o novo chefe. Para completar, manda buscar Xaviera (Giovana Cordeiro) para morar com ele.

Casa nova
Longe da fazenda, Tertúlio fica sem lugar para morar. A primeira atitude do coronel é procurar seu outro filho, José (Sérgio Guizé).
O mocinho é informado sobre o ato de Tertulinho e fica em choque. Candoca (Isadora Cruz) acolhe o ex-sogro e diz que, se ele se tratar, pode recuperar o seu posto.
Por incrível que pareça, José pede que o pai fique na casa de sua noiva. Pelo menos por um tempo, ele decide viver com o casal, para a surpresa de Deodora, que pensa em tirar proveito da situação.