na vida pessoal

Ator de Renascer viu tragédia da vida real se repetir em novela

Renan Monteiro contou que perdeu a mãe muito cedo

Publicado em 09/05/2024

Renan Monteiro, que interpreta José Augusto no remake da novela Renascer, está vivenciando uma experiência que ecoa sua própria história. No enredo, seu personagem enfrenta a dolorosa perda de sua mãe, Maria Santa (Duda Santos), na juventude. A narrativa reflete a vida real do ator, que também teve que lidar com a partida de sua mãe biológica quando ainda era adolescente.

“Pouco antes, eu tinha ganhado uma bolsa para estudar teatro na Inglaterra. Voltei e fizemos uma montagem. Foi a única peça que ela viu na vida. O meu primeiro protagonista, fazendo Shakespeare”, contou o ator em entrevista ao portal O Globo.

Renan Monteiro é José Augusto em Renascer
Renan Monteiro é José Augusto em Renascer

Já com o pai biológico, Renan só foi ter contato depois de adulto. Ele o reencontrou anos mais tarde, já envolvido na televisão e com sua história mais conhecida. Na época, com 25 anos, ele lecionava teatro em uma escola municipal na Zona Oeste do Rio de Janeiro. “Ele morava lá perto, e um dia foi lá me ver. Hoje, temos uma relação de amizade. Claro, há um buraco que nunca vai ser preenchido, que é aquele período da criação, da infância”, contou.

A arte ainda lhe presenteou com outra mãe, Dhu Moraes. “Ela me adotou como filho, e eu a adotei como mãe. Hoje, somos uma família de verdade”, disse. A família também conta com a presença de Sarah, companheira do ator, com quem ele reside e mantém um relacionamento há seis anos.

José Augusto (Renan Monteiro) e Buba (Gabriela Medeiros) de Renascer
José Augusto (Renan Monteiro) e Buba (Gabriela Medeiros) de Renascer

Em cenas que foram ao ar recentemente em Renascer, o médico se apaixonou por Buba (Gabriela Medeiros). Renan também comentou o relacionamento dos dois. “Esta virada mostrará maturidade por parte dele. Diferentemente do José Venâncio (Rodrigo Simas), o José Augusto acha a Buba uma mulher incrível e pouco se importa com o que os outros vão pensar (pelo fato de ela ser uma mulher trans)”, refletiu.