Travessia

Linchamento de Brisa em Travessia foi inspirado em caso real; conheça a história

Personagem de Lucy Alves vive drama após ser atrelada a uma notícia falsa

Publicado em 06/09/2022

A Globo divulgou a primeira chamada de Travessia, a próxima novela das nove. A trama vai abordar um drama vivido pela protagonista Brisa (Lucy Alves), que quase será linchada e morta.

Como visto na chamada, a maranhense é vítima de uma notícia falsa. Seu rosto é inserido na foto de uma mulher, acusada de sequestrar crianças.

A montagem acontece por meio de um aplicativo, feita por um jovem em Portugal. Depois, atrelada a uma notícia que viraliza nas redes sociais.

O poder da internet, sobretudo das fake news, faz a postagem chegar ao Maranhão. A partir daí, Brisa é reconhecida por populares como uma criminosa. Não demora para ser perseguida por uma multidão de pessoas, que querem fazer justiça com as próprias mãos.

Lucy Alves como Brisa
Lucy Alves como Brisa

História real

A inspiração para a história de Brisa foi um caso real, que aconteceu na cidade do Guarujá, litoral paulista, em maio de 2014. Fabiane Maria de Jesus foi linchada e morta após ser confundida com uma sequestradora de crianças.

Tudo começou com um boato que surgiu na região. Pessoas informaram a uma página local no Facebook que uma mulher estava raptando crianças para fazer rituais. Entretanto, nenhum caso havia sido denunciado oficialmente.

A própria página deixou claro que não havia registros na polícia. Mas a população continuava acreditando que o caso era real, com uma série de comentários sem a mínima apuração.

Tudo piorou quando um seguidor publicou um suposto retrato falado da criminosa. As imagens, porém, eram de uma mulher que já havia sido presa no Rio de Janeiro.

Lucy Alves vive Brisa em Travessia
Lucy Alves vive Brisa em Travessia

Fake news acaba em tragédia

Fabiane foi atrelada ao caso inventado pela população quando decidiu mudar o visual. Ela cortou e pintou os cabelos e ficou bem diferente.

Depois, decidiu sair de casa de bicicleta e passou em uma igreja para buscar uma bíblia. Em seguida, parou e ofereceu uma fruta a uma criança que estava na rua.

Esse simples ato foi o suficiente para Fabiane ser vista como a suposta criminosa. Pessoas acreditaram que ela parecia com o tal retrato falado difundido nas redes sociais. Além disso, confundiram a bíblia que ela carregava com um livro de magia.

Após um grito de “É ela”, Fabiane foi capturada por populares e começou a ser linchada, xingada e agredida. Vídeos foram feitos e notícias relatam que mais de mil pessoas presenciaram a cena, alguns contra e outros a favor.

A polícia foi acionada, mas nada pode fazer até a chegada de reforços. A dona de casa foi levada ao hospital e morreu em seguida. Pelas imagens, cinco pessoas foram identificadas e condenadas à prisão.

Brisa quase é linchada em Travessia
Brisa quase é linchada em Travessia

Caso real em Travessia

Como é típico em suas novelas, Gloria Perez usa um caso real para abordar e conscientizar o público. Em Travessia, Brisa também será confundida com uma sequestradora.

A mocinha, porém, não morre. Ela consegue se salvar após fugir e se esconder no porta malas do carro de Oto (Rômulo Estrela).

O rapaz, um reconhecido hacker que atua na polícia, vai ajudá-la a se livrar do problema. Além dele, Heloísa (Giovanna Antonelli) também vai entrar no caso.

Travessia abordará esse e outros dramas da relação do homem com a tecnologia. A novela estreia dia 17 de outubro, no lugar de Pantanal.

Leia mais textos deste colunista.